quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

AULA 3 - 18/09 - REFLEXÃO INDIVIDUAL - PALESTRA JOSÉ PACHECO



LAURA MEIRA GARCIA
  
"Escolas são pessoas, pessoas são valores, não são prédios ou salas com tias."

Essa frase me chamou atenção na fala do Professor José Pacheco, pois me levou a seguinte reflexão: 

A escola hoje se preocupa em formar cidadãos de acordo com as necessidades da sociedade, ela "molda" então o aluno para encaixar-se no sistema pré-estabelecido. O problema é que nesse modelo a escola infelizmente acaba ignorando o principal motivo de sua existência que é - a meu ver e acredito que de José Pacheco também - o aluno e seu desenvolvimento.
Ouve-se tanto, o já desgastado discurso, de que é necessário transformar a sociedade e que a educação seria a solução para isso, mas nada se faz. Os discursadores, em sua maioria, esperam que a mudança comece para então tomar alguma atitude e "fazer a diferença no futuro deste país". Infelizmente, são poucos - inclusive professore - os que reconhecem que a mudança começa justamente na modificação das nossas próprias ações; e no nosso caso, enquanto pedagogos, seria começar revendo nossa prática pedagógica. Pois, transformar a sociedade requer uma nova concepção de educação que priorize a humanização dos indivíduos, seu desenvolvimento e capacitação. Uma vez que a criança tenha sido humanizada, não ficará calada em sua vida adulta perante as situações de injustiça e desigualdades sociais, já rotineiras em nosso país. E se esta houver podido se desenvolver na escola – e, portanto, estar ciente de suas capacidades e potenciais - atuará de forma construtiva na mudança desse panorama cruel.

Isso traz real transformação da sociedade. Apregoar que a sociedade é cruel e vai mal, mas continuar “dando aula” nos moldes da escola do séc. XIX, adaptando indivíduos para funcionar na sociedade, e não realmente prepara-los às suas necessidades individuais e humanas, é hipocrisia do professor, ou, realmente espero eu - parafraseando Pacheco - ser por pura ignorância.   


LARA MUCHERONI BOTTURA


É fundamental para o aluno ter significado no conhecimento que ele irá desenvolver. Se o aluno não ver a utilidade desse ensino, ele não tem interesse em aprender. A curiosidade em descobrir ou exercer alguma ação é fundamental para o aluno pesquisar. O motivo que o aluno está dentro da escola não pode ser por uma obrigação. É preciso que o professor ofereça algo que instigue o aluno e que o perturbe (de forma positiva), afim de colocar no aluno o desejo de querer resolver tal problema e pesquise atrás dessa solução.
O protagonista da escola sãos os alunos. Os professores estão presentes na evolução dessas crianças, desde o momento que se relacionam direta ou indiretamente com elas. O professor da suporte para o aluno e quando não pode, encontra com o aluno a solução para este obstáculo que precisa ser enfrentado.



FÁTIMA RODRIGUES


"Dar aula não é um gesto solitário mas sim um ato solidário", estas palavras ditas pelo Pacheco me chamou atenção pois nos dias atuais temos visto muitos educadores entrando dentro de uma sala de aula e simplesmente não ensinando nada aos seus alunos totalmente desmotivados pelo sistema educacional, sentem-se "solitários" sem força para mudar a situação. Talvez tenham se esquecido dos sonhos, ideais e a verdadeira motivação fazer da sua missão de educador verdadeiramente um ato "solidário".
 " Ser solidário significa estabelecer uma relação mútua que envolve de um lado o compromisso e a responsabilidade o o envolvimento humano de alguém que pode ajudar com o que estiver ao seu alcance e, de outro alguém que precisa ser ajudado para a superação de obstáculo".
A  Escola da Ponte é um referencial de mudança que deu certo isso faz com que tenhamos coragem de  ousar e fazer a diferença na educação de nossas crianças quando tivermos oportunidade.




                                                                                          JULIANE DE CÁSSIA GARLA


A palestra do Pacheco foi  excelente e riquíssima.
O Pacheco propõe um modelo de educação, que na minha concepção é revolucionário,pois necessita que o aluno desenvolva determinadas capacidades como a autonomia.Essa autonomia não é a mesma que propõe a escola em que convivemos hoje ,pois nesse ambiente escolar a educação é algo imposto ,é um modelo pronto,que pretende moldar todos os alunos utilizando o mesmo molde.Isso é um grande erro,já que cada ser possui sua individualidade,suas características pessoais,portanto é impossível querer tratar todos como seres iguais.
Como o próprio Pacheco disse,a escola é construída por pessoas, e as pessoas são valores,não são como salas ou prédios.
A ideia de se criar uma ambiente educador ,onde as pessoas são autônomas e comprometidas com sua educação não é uma tarefa fácil,exige muito envolvimento de todas as partes tanto dos educadores como dos educandos.
O projeto Ancora ,citado pelo Pacheco é o perfeito modelo de uma nova concepção de educação,que  reflete bons resultados ,e que tem tudo para se tornar melhor ainda.Como ele mesmo disse:"O Projeto Ancora é uma incubadora de comunidades de aprendizagem".
Portanto, crianças não são depósitos,são seres que aprendem dia a dia,que evoluem constantemente,por isso é tão fundamental uma educação de qualidade, que forme seres autênticos,críticos e hábeis ,capazes de transformar a sociedade através da educação.



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