LAURA MEIRA GARCIA
"Escolas são pessoas, pessoas são valores,
não são prédios ou salas com tias."
Essa frase me chamou atenção na fala do
Professor José Pacheco, pois me levou a seguinte reflexão:
A escola hoje se preocupa em formar cidadãos de
acordo com as necessidades da sociedade, ela "molda" então o aluno
para encaixar-se no sistema pré-estabelecido. O problema é que nesse modelo a
escola infelizmente acaba ignorando o principal motivo de sua existência que é
- a meu ver e acredito que de José Pacheco também - o aluno e seu
desenvolvimento.
Ouve-se tanto, o já desgastado discurso, de que
é necessário transformar a sociedade e que a educação seria a solução para
isso, mas nada se faz. Os discursadores, em sua maioria, esperam que a mudança
comece para então tomar alguma atitude e "fazer a diferença no futuro
deste país". Infelizmente, são poucos - inclusive professore - os que
reconhecem que a mudança começa justamente na modificação das nossas próprias
ações; e no nosso caso, enquanto pedagogos, seria começar revendo nossa prática
pedagógica. Pois, transformar a sociedade requer uma nova concepção de educação
que priorize a humanização dos indivíduos, seu desenvolvimento e capacitação.
Uma vez que a criança tenha sido humanizada, não ficará calada em sua vida
adulta perante as situações de injustiça e desigualdades sociais, já rotineiras
em nosso país. E se esta houver podido se desenvolver na escola – e, portanto,
estar ciente de suas capacidades e potenciais - atuará de forma construtiva na
mudança desse panorama cruel.
Isso traz real transformação da sociedade.
Apregoar que a sociedade é cruel e vai mal, mas continuar “dando aula” nos
moldes da escola do séc. XIX, adaptando indivíduos para funcionar na sociedade,
e não realmente prepara-los às suas necessidades individuais e humanas, é hipocrisia
do professor, ou, realmente espero eu - parafraseando Pacheco - ser por pura
ignorância.
LARA
MUCHERONI BOTTURA
É fundamental para o aluno ter significado no conhecimento que ele irá
desenvolver. Se o aluno não ver a utilidade desse ensino, ele não tem interesse
em aprender. A curiosidade em descobrir ou exercer alguma ação é fundamental
para o aluno pesquisar. O motivo que o aluno está dentro da escola não pode ser
por uma obrigação. É preciso que o professor ofereça algo que instigue o aluno
e que o perturbe (de forma positiva), afim de colocar no aluno o desejo de querer
resolver tal problema e pesquise atrás dessa solução.
O protagonista da escola sãos os alunos. Os professores estão presentes na
evolução dessas crianças, desde o momento que se relacionam direta ou
indiretamente com elas. O professor da suporte para o aluno e quando não pode,
encontra com o aluno a solução para este obstáculo que precisa ser enfrentado.
FÁTIMA RODRIGUES
"Dar aula não é um gesto solitário mas sim um ato
solidário", estas palavras ditas pelo Pacheco me chamou atenção pois nos
dias atuais temos visto muitos educadores entrando dentro de uma sala de aula e
simplesmente não ensinando nada aos seus alunos totalmente desmotivados pelo
sistema educacional, sentem-se "solitários" sem força para mudar a
situação. Talvez tenham se esquecido dos sonhos, ideais e a verdadeira
motivação fazer da sua missão de educador verdadeiramente um ato
"solidário".
" Ser solidário significa estabelecer uma
relação mútua que envolve de um lado o compromisso e a responsabilidade
o o envolvimento humano de alguém que pode ajudar com o que estiver ao seu
alcance e, de outro alguém que precisa ser ajudado para a superação de
obstáculo".
A Escola da Ponte é um referencial de mudança que
deu certo isso faz com que tenhamos coragem de ousar e fazer a diferença
na educação de nossas crianças quando tivermos oportunidade.
JULIANE DE CÁSSIA GARLA
A palestra do Pacheco foi excelente e riquíssima.
O Pacheco propõe um modelo de educação, que na minha concepção é
revolucionário,pois necessita que o aluno desenvolva determinadas capacidades
como a autonomia.Essa autonomia não é a mesma que propõe a escola em que
convivemos hoje ,pois nesse ambiente escolar a educação é algo imposto ,é um
modelo pronto,que pretende moldar todos os alunos utilizando o mesmo molde.Isso
é um grande erro,já que cada ser possui sua individualidade,suas
características pessoais,portanto é impossível querer tratar todos como seres
iguais.
Como o próprio Pacheco disse,a escola é construída por pessoas, e as pessoas são
valores,não são como salas ou prédios.
A ideia de se criar uma ambiente educador ,onde as pessoas são autônomas e
comprometidas com sua educação não é uma tarefa fácil,exige muito envolvimento
de todas as partes tanto dos educadores como dos educandos.
O projeto Ancora ,citado pelo Pacheco é o perfeito modelo de uma nova concepção
de educação,que reflete bons resultados ,e que tem tudo para se tornar
melhor ainda.Como ele mesmo disse:"O Projeto Ancora é uma incubadora de
comunidades de aprendizagem".
Portanto, crianças não são depósitos,são seres que aprendem dia a dia,que
evoluem constantemente,por isso é tão fundamental uma educação de qualidade,
que forme seres autênticos,críticos e hábeis ,capazes de transformar a
sociedade através da educação.
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