Expressão Oral e Escrita
Plano de aula 1
Justificativa:
Segundo
o RCNEI, a aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos
importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de
participação nas diversas práticas sociais.
Por
isso, o trabalho com a linguagem constitui um dos eixos básicos na educação
infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a interação com
as outras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção de
muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.
Nesse
sentido a educação infantil, promove experiências significativas de
aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita,
constituindo-se em espaços de ampliação das capacidades de comunicação e
expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está
relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro
competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
O RCNEI define que a linguagem oral está
presente no cotidiano e na prática das instituições de educação infantil à
medida que todos que dela participam: crianças e adultos, falam se comunicam
entre si, expressando sentimentos e ideias. As diversas instituições concebem a
linguagem e a maneira como as crianças aprendem de modos bastante diferentes.
Outra
definição traz que a expressão oral é
um processo interativo de construção de significado, que envolve a produção e a
recepção e o processamento de informação. Sua forma e significado são
dependentes do contexto em que ocorre, incluindo os próprios interlocutores, as
suas experiências coletivas, o meio envolvente e as finalidades da expressão
oral, sendo frequentemente espontânea aberta e evolutiva.
Objetivos:
- ouvir as instruções da professora.
- escutar a
contação de história.
- expressar-se
oralmente ao final, respondendo às perguntas da contadora.
Faixa
Etária:
Crianças
de 2 a 3 anos.
Recursos:
Livro
de História: "Os três bodes Bruse".
Tempo de Duração:
30 minutos
Conteúdo:
De acordo com o RCNEI, a
oralidade, a leitura e a escrita devem ser trabalhadas de forma integrada e
complementar, potencializando-se os diferentes aspectos que cada uma dessas
linguagens solicita das crianças.
Além
da conversa constante, o canto, a música e a escuta de histórias também propiciam
o desenvolvimento da oralidade. A leitura pelo professor de textos escritos, em
voz alta, em situações que permitem a atenção e a escuta das crianças, seja na
sala, no parque debaixo de uma árvore, antes de dormir, numa atividade
específica para tal fim etc., fornece às crianças um repertório rico em
oralidade e em sua relação com a escrita.
Sem
contar que ato de leitura é um ato cultural e social. Quando o professor faz
uma seleção prévia da história que irá contar para as crianças, independentemente
da idade delas, dando atenção para a inteligibilidade e riqueza do texto, para
a nitidez e beleza das ilustrações, ele permite às crianças construírem um
sentimento de curiosidade pelo livro (ou revista, gibi etc.) e pela escrita.
O
RCNEI apresenta o conteúdo de oralidade e escrita, considerando a
especificidade da faixa etária.
Para
crianças de zero a três anos o documento apresenta como conteúdo:
•
Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e
expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações
de interação presentes no cotidiano.
•
Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos,
como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc.
•
Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da
leitura e da escrita.
•
Observação e manuseio de materiais impressos, como livros,revistas, histórias
em quadrinhos etc.
Já
para as crianças de quatro a seis anos a proposta é a seguinte:
-
Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos,
necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas
vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
-
Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que
participa.
-
Participação em situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar
suas idéias e pontos de vista.
-
Participação nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros,
como contos, poemas, notícias de jornal, informativos, parlendas, trava-línguas,
etc.
Procedimentos
Didáticos:
Preparação:
Foram propostas duas atividades,
e para sua realização separamos as crianças em dois grupos, de acordo com as
faixas etárias.
A primeira atividade proposta foi a contação
da história do Os Três Bodes Bruse. Antes de iniciar a história, pediu-se as crianças
para sentarem em círculo, e fazerem silêncio.
Desenvolvimento:
Durante
a história dos Três Bodes Bruse, as crianças observavam e escutavam atentas.
O
interessante desse conto é a musicalidade que ele possui. As crianças participavam
junto com a contadora repetindo sua fala e cantando em voz alta as musiquinhas,
dando vida a história. Ao término do conto foram feitas algumas perguntas às
crianças, e elas responderam a todas corretamente.
Avaliação:
A
avaliação foi realizada através da observação dessa atividade.
Foram várias surpresas: eram duas turmas
diferentes com idades diferentes na mesma, e eram "muitas" crianças.
Não esperávamos que elas fossem ficar tão quietas e atentas na história,
prestaram atenção do começo ao final, e até participaram dela, cantando as
musiquinhas junto com a contadora e as partes que sabiam da história.
Outra surpresa foi que
sabíamos que as crianças já conhecem essa história, mas com outro nome. Mas
nessa história que elas já sabem, os personagens são carneiros e não bodes, e o
malvado é um lobo e não um troll. Imaginávamos que isso causaria tumulto e
tentativas de correção das crianças durante a contação.
E finalmente a surpresa foi
que ao final da história, tínhamos preparado perguntas para fazer as crianças
desse primeiro grupo, muito semelhantes as do segundo grupo. Mas, na hora de
perguntar, percebemos que elas ainda não têm condição de respondê-las, devido a
sua idade, e que deveríamos ter preparado perguntas mais simples para elas.
Essa discrepância entre o nível da pergunta e da capacidade de resposta fez com
que se perdesse a qualidade da parte de expressão oral propriamente.
Referências:
BRASIL. MINISTÉRIO DA
EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Referencial curricular nacional para a educação infantil.Brasília,
DF: MEC/SEF, 1998. 3 v.Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf>. Acesso em: 03
dez. 2013.
O QUE É A
EXPRESSÃO ORAL. Disponível em: <http://area.dge.mec.pt/gramatica/expressoral.html>.Acesso em: 03 dez. 2013.
Expressão Oral e Escrita
Plano de aula 2
Justificativa:
Segundo
o RCNEI, a aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos
importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de
participação nas diversas práticas sociais.
Por
isso, o trabalho com a linguagem constitui um dos eixos básicos na educação
infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a interação com
as outras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção de
muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.
Nesse
sentido a educação infantil, promove experiências significativas de
aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita,
constituindo-se em espaços de ampliação das capacidades de comunicação e
expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está
relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro
competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
O
RCNEI define que a linguagem oral está presente no cotidiano e na prática das
instituições de educação infantil à medida que todos que dela participam:
crianças e adultos, falam se comunicam entre si, expressando sentimentos e
ideias. As diversas instituições concebem a linguagem e a maneira como as
crianças aprendem de modos bastante diferentes.
Outra
definição traz que a expressão oral é um processo interativo de construção de
significado, que envolve a produção e a recepção e o processamento de
informação. Sua forma e significado são dependentes do contexto em que ocorre,
incluindo os próprios interlocutores, as suas experiências coletivas, o meio
envolvente e as finalidades da expressão oral, sendo frequentemente espontânea
aberta e evolutiva.
Objetivos:
-descrever
o que viam nas imagens do livro.
-
ouvir a leitura da história
-
expressar-se criticamente sobre a história: se gostaram, etc.
Faixa Etária:
Crianças de 4 a 5 anos.
Recursos:
Livro
de História: "A Orelha de Limão".
Tempo de Duração:
30
minutos
Conteúdo:
De
acordo com o RCNEI, a oralidade, a leitura e a escrita devem ser trabalhadas de
forma integrada e complementar, potencializando-se os diferentes aspectos que
cada uma dessas linguagens solicita das crianças.
Além
da conversa constante, o canto, a música e a escuta de histórias também propiciam
o desenvolvimento da oralidade. A leitura pelo professor de textos escritos, em
voz alta, em situações que permitem a atenção e a escuta das crianças, seja na
sala, no parque debaixo de uma árvore, antes de dormir, numa atividade
específica para tal fim etc., fornece às crianças um repertório rico em
oralidade e em sua relação com a escrita.
Sem
contar que ato de leitura é um ato cultural e social. Quando o professor faz
uma seleção prévia da história que irá contar para as crianças,
independentemente da idade delas, dando atenção para a inteligibilidade e
riqueza do texto, para a nitidez e beleza das ilustrações, ele permite às
crianças construírem um sentimento de curiosidade pelo livro (ou revista, gibi
etc.) e pela escrita.
O
RCNEI apresenta o conteúdo de oralidade e escrita, considerando a
especificidade da faixa etária.
Para crianças de zero a três anos o documento
apresenta como conteúdo:
• Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se,
relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e
sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
• Participação em situações de leitura de diferentes
gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc.
• Participação em situações cotidianas nas quais se
faz necessário o uso da leitura e da escrita.
• Observação e manuseio de materiais impressos, como
livros,revistas, histórias em quadrinhos etc.
Já para as crianças de quatro a seis anos a proposta é
a seguinte:
- Uso da linguagem oral para conversar, brincar,
comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e
sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação
presentes no cotidiano.
- Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os
diversos contextos de que participa.
- Participação em situações que envolvem a necessidade
de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista.
- Participação nas situações em que os adultos lêem
textos de diferentes gêneros, como contos, poemas, notícias de jornal,
informativos, parlendas, trava-línguas, etc.
Procedimentos
Didáticos:
Preparação:
Foram
propostas duas atividades,e para sua realização separamos as crianças em dois
grupos,de acordo com as faixas etárias.
Nesse
grupo, a atividade realizada foi a história da Orelha de Limão, na qual as crianças interagiam com a
contadora.
Orientou-se
as crianças a sentarem no chão e ficarem atentas e quietas para ouvirem a história.
Desenvolvimento:
Pediu-se
as crianças que através da ilustração do livro a Orelha de Limão, elas
dissessem o que estava acontecendo em cada cena. Várias hipóteses foram levantadas
pelas crianças, cada uma com seu ponto de vista.
Após
essa análise, leu-se o livro para elas. As crianças ficaram bem curiosas com a
história e prestaram bastante atenção.
Também
pedimos que as crianças se expressassem em relação a história,posicionando-se
criticamente em relação a ela.
Avaliação:
Durante
a atividade, a maioria das crianças estiveram atentas a história, mesmo que
algumas tenham se distraído, a atividade pode ser produtiva pela maior parte da
turma.
As crianças apresentaram um repertório bem variado de
leitura de imagens, com percepção de qualidade quanto aos detalhes das imagens
e as expressões dos personagens. Houve enorme participação na leitura das
imagens. A curiosidade em saber o que o livro estava contando era grande,
demonstrando que o conhecimento da função social do livro é conhecida pelos
alunos, pois logo no início as crianças pediam para ler o livro.
Referências:
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Referencial curricular nacional para a
educação infantil.Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. 3 v.Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2013.
O QUE É A
EXPRESSÃO ORAL. Disponível em: <http://area.dge.mec.pt/gramatica/expressoral.html>.Acesso em: 03 dez. 2013.
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