sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

AULA 10 - PLANO DE AULA ATIVIDADE GRUPO MIRA



Expressão Oral e Escrita
  
Plano de aula 1


Justificativa:

Segundo o RCNEI, a aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.
Por isso, o trabalho com a linguagem constitui um dos eixos básicos na educação infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a interação com as outras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.
Nesse sentido a educação infantil, promove experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, constituindo-se em espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
      O RCNEI define que a linguagem oral está presente no cotidiano e na prática das instituições de educação infantil à medida que todos que dela participam: crianças e adultos, falam se comunicam entre si, expressando sentimentos e ideias. As diversas instituições concebem a linguagem e a maneira como as crianças aprendem de modos bastante diferentes.
Outra definição traz que a expressão oral é um processo interativo de construção de significado, que envolve a produção e a recepção e o processamento de informação. Sua forma e significado são dependentes do contexto em que ocorre, incluindo os próprios interlocutores, as suas experiências coletivas, o meio envolvente e as finalidades da expressão oral, sendo frequentemente espontânea aberta e evolutiva.



Objetivos:

- ouvir as instruções da professora.
- escutar a contação de história.
- expressar-se oralmente ao final, respondendo às perguntas da contadora.


Faixa Etária:

Crianças de 2 a 3 anos.

Recursos:

Livro de História: "Os três bodes Bruse".


Tempo de Duração:

30 minutos


Conteúdo:

De acordo com o RCNEI, a oralidade, a leitura e a escrita devem ser trabalhadas de forma integrada e complementar, potencializando-se os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens solicita das crianças.
Além da conversa constante, o canto, a música e a escuta de histórias também propiciam o desenvolvimento da oralidade. A leitura pelo professor de textos escritos, em voz alta, em situações que permitem a atenção e a escuta das crianças, seja na sala, no parque debaixo de uma árvore, antes de dormir, numa atividade específica para tal fim etc., fornece às crianças um repertório rico em oralidade e em sua relação com a escrita.
Sem contar que ato de leitura é um ato cultural e social. Quando o professor faz uma seleção prévia da história que irá contar para as crianças, independentemente da idade delas, dando atenção para a inteligibilidade e riqueza do texto, para a nitidez e beleza das ilustrações, ele permite às crianças construírem um sentimento de curiosidade pelo livro (ou revista, gibi etc.) e pela escrita.
O RCNEI apresenta o conteúdo de oralidade e escrita, considerando a especificidade da faixa etária.
Para crianças de zero a três anos o documento apresenta como conteúdo:
• Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
• Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc.
• Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
• Observação e manuseio de materiais impressos, como livros,revistas, histórias em quadrinhos etc.
Já para as crianças de quatro a seis anos a proposta é a seguinte:
- Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
- Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa.
- Participação em situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista.
- Participação nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros, como contos, poemas, notícias de jornal, informativos, parlendas, trava-línguas, etc.

Procedimentos Didáticos:

Preparação:

Foram propostas duas atividades, e para sua realização separamos as crianças em dois grupos, de acordo com as faixas etárias.
 A primeira atividade proposta foi a contação da história do Os Três Bodes Bruse. Antes de iniciar a história, pediu-se as crianças para sentarem em círculo, e fazerem silêncio.

Desenvolvimento:

Durante a história dos Três Bodes Bruse, as crianças observavam e escutavam atentas.
O interessante desse conto é a musicalidade que ele possui. As crianças participavam junto com a contadora repetindo sua fala e cantando em voz alta as musiquinhas, dando vida a história. Ao término do conto foram feitas algumas perguntas às crianças, e elas responderam a todas corretamente.


Avaliação:

A avaliação foi realizada através da observação dessa atividade.
 Foram várias surpresas: eram duas turmas diferentes com idades diferentes na mesma, e eram "muitas" crianças. Não esperávamos que elas fossem ficar tão quietas e atentas na história, prestaram atenção do começo ao final, e até participaram dela, cantando as musiquinhas junto com a contadora e as partes que sabiam da história.
Outra surpresa foi que sabíamos que as crianças já conhecem essa história, mas com outro nome. Mas nessa história que elas já sabem, os personagens são carneiros e não bodes, e o malvado é um lobo e não um troll. Imaginávamos que isso causaria tumulto e tentativas de correção das crianças durante a contação.
E finalmente a surpresa foi que ao final da história, tínhamos preparado perguntas para fazer as crianças desse primeiro grupo, muito semelhantes as do segundo grupo. Mas, na hora de perguntar, percebemos que elas ainda não têm condição de respondê-las, devido a sua idade, e que deveríamos ter preparado perguntas mais simples para elas. Essa discrepância entre o nível da pergunta e da capacidade de resposta fez com que se perdesse a qualidade da parte de expressão oral propriamente.



Referências:

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Referencial curricular nacional para a educação infantil.Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. 3 v.Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2013.

O QUE É A EXPRESSÃO ORAL. Disponível em: <http://area.dge.mec.pt/gramatica/expressoral.html>.Acesso em: 03 dez. 2013.


  

Expressão Oral e Escrita


Plano de aula 2

Justificativa:

Segundo o RCNEI, a aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.
Por isso, o trabalho com a linguagem constitui um dos eixos básicos na educação infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a interação com as outras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.
Nesse sentido a educação infantil, promove experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, constituindo-se em espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
O RCNEI define que a linguagem oral está presente no cotidiano e na prática das instituições de educação infantil à medida que todos que dela participam: crianças e adultos, falam se comunicam entre si, expressando sentimentos e ideias. As diversas instituições concebem a linguagem e a maneira como as crianças aprendem de modos bastante diferentes.
Outra definição traz que a expressão oral é um processo interativo de construção de significado, que envolve a produção e a recepção e o processamento de informação. Sua forma e significado são dependentes do contexto em que ocorre, incluindo os próprios interlocutores, as suas experiências coletivas, o meio envolvente e as finalidades da expressão oral, sendo frequentemente espontânea aberta e evolutiva.



Objetivos:

 -descrever o que viam nas imagens do livro.
- ouvir a leitura da história
- expressar-se criticamente sobre a história: se gostaram, etc.

Faixa Etária:
Crianças de 4 a 5 anos.

Recursos:

Livro de História: "A Orelha  de Limão".

Tempo de Duração:

30 minutos


Conteúdo:

De acordo com o RCNEI, a oralidade, a leitura e a escrita devem ser trabalhadas de forma integrada e complementar, potencializando-se os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens solicita das crianças.
Além da conversa constante, o canto, a música e a escuta de histórias também propiciam o desenvolvimento da oralidade. A leitura pelo professor de textos escritos, em voz alta, em situações que permitem a atenção e a escuta das crianças, seja na sala, no parque debaixo de uma árvore, antes de dormir, numa atividade específica para tal fim etc., fornece às crianças um repertório rico em oralidade e em sua relação com a escrita.
Sem contar que ato de leitura é um ato cultural e social. Quando o professor faz uma seleção prévia da história que irá contar para as crianças, independentemente da idade delas, dando atenção para a inteligibilidade e riqueza do texto, para a nitidez e beleza das ilustrações, ele permite às crianças construírem um sentimento de curiosidade pelo livro (ou revista, gibi etc.) e pela escrita.
O RCNEI apresenta o conteúdo de oralidade e escrita, considerando a especificidade da faixa etária.
Para crianças de zero a três anos o documento apresenta como conteúdo:
• Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
• Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas etc.
• Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
• Observação e manuseio de materiais impressos, como livros,revistas, histórias em quadrinhos etc.
Já para as crianças de quatro a seis anos a proposta é a seguinte:
- Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
- Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa.
- Participação em situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista.
- Participação nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros, como contos, poemas, notícias de jornal, informativos, parlendas, trava-línguas, etc.

Procedimentos Didáticos:

Preparação:

Foram propostas duas atividades,e para sua realização separamos as crianças em dois grupos,de acordo com as faixas etárias.
Nesse grupo, a atividade realizada foi a história da Orelha  de Limão, na qual as crianças interagiam com a contadora.
Orientou-se as crianças a sentarem no chão e ficarem atentas e quietas para ouvirem a história.


Desenvolvimento:

Pediu-se as crianças que através da ilustração do livro a Orelha de Limão, elas dissessem o que estava acontecendo em cada cena. Várias hipóteses foram levantadas pelas crianças, cada uma com seu ponto de vista.
Após essa análise, leu-se o livro para elas. As crianças ficaram bem curiosas com a história e prestaram bastante atenção.
Também pedimos que as crianças se expressassem em relação a história,posicionando-se criticamente em relação a ela.



Avaliação:

Durante a atividade, a maioria das crianças estiveram atentas a história, mesmo que algumas tenham se distraído, a atividade pode ser produtiva pela maior parte da turma.
As crianças apresentaram um repertório bem variado de leitura de imagens, com percepção de qualidade quanto aos detalhes das imagens e as expressões dos personagens. Houve enorme participação na leitura das imagens. A curiosidade em saber o que o livro estava contando era grande, demonstrando que o conhecimento da função social do livro é conhecida pelos alunos, pois logo no início as crianças pediam para ler o livro.

Referências:

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Referencial curricular nacional para a educação infantil.Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. 3 v.Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2013.

O QUE É A EXPRESSÃO ORAL. Disponível em: <http://area.dge.mec.pt/gramatica/expressoral.html>.Acesso em: 03 dez. 2013.

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