quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

QUESTÕES PARA ANÁLISE DA PALESTRA


 LAURA MEIRA GARCIA

1. Apresente as principais ideias que a palestrante abordou.


A palestrante inicia comentando que os investimentos em Educação normalmente iniciam tardiamente nos países da América Latina, no final da Educação Infantil – a partir dos 4 ou 5 anos da criança – e não de forma prioritária, mas que, a ciência já disponibiliza argumentos suficientes para que o Estado dê a devida importância à Educação Infantil desde os primeiros anos. Respaldada pelas descobertas da Neurociência, a palestrante apresenta os inúmeros argumentos que comprovam a necessidade de programas de qualidade para educação das crianças desde o período pré-natal, em que se inicia o desenvolvimento neurosensorial. E reforça que, se não forem dados à criança, os estímulos necessários nos momentos certos, criam-se “lacunas” em seu desenvolvimento, e que serão dificilmente resgatados posteriormente. Nesse sentido, fica evidente a urgência da revisão da prática pedagógica e da formação docente, que prepare profissionais realmente qualificados para trabalhar com essa faixa etária, instrumentalizados com os conhecimentos da Neurociência, por meio da Neuroeducação – ciência que une psicologia, neurociência e pedagogia. O professor precisa conhecer verdadeiramente a criança que vai educar, pois o desenvolvimento cognitivo se inicia já na terceira semana após a concepção, e quando o bebê nasce, seu cérebro ainda não está completamente formado. Porém, complicações nessa fase, estão diretamente ligadas a dificuldades de aprendizagem, linguagem e motora. Dessa forma, o professor necessariamente precisa saber o histórico da criança, para guiar sua prática com o intuito de compensar essas questões. Essa intervenção é possível, pois o cérebro tem características plásticas de adaptações e é programado à aprender; entretanto, necessita que alguém o conduza ao aprendizado nesse ambiente totalmente novo. Os neurônios aprendem do ambiente e dos estímulos que vai recebendo, que precisam atender os três âmbitos de aprendizagem: sensorial, emocional e motor. Sendo que, o desenvolvimento sensorial é dividido em seis sistemas: emocional, social, senso perceptivo, físico, cognitivo e moral - espiritual - reflexivo. Lembrando que, há períodos sensíveis ao desenvolvimento de cada habilidade na criança, e que se esses não forem aproveitados, a habilidade não será aprendida de forma correta, nem com futuros esforços. Conclui-se que o professor é essencial para propor as atividades adequadas e promotoras do desenvolvimento.  
Sob essa ótica, fica evidente que a chave do êxito da educação é esse novo perfil de educador, e que o sistema educacional necessidade de transformações, em que se mude o foco da burocracia para o ser humano. Pois, a criança é um ser integral, em que ambiente e genética atuam constantemente, deixando suas marcas e influências em seu desenvolvimento. Dessa forma, educação infantil não é assunto apenas do Ministério da Educação, mas também, e principalmente, do Ministério da Saúde, dentre outros. A partir desse ponto de vista, fica claro que Educação Infantil é um assunto de prima importância, e que por isso, segundo a palestrante, deveria ser compromisso de toda a nação.

2. Em síntese o que você aprendeu com o vídeo?

(RESPOSTAS 2 E 4)
O vídeo evidenciou a necessidade intrínseca de uma formação de qualidade absoluta para os professores, deixando claro, que é necessário um compromisso dos professores com sua formação - não só durante a graduação, mas ao longo de sua carreira. E que, a meu ver, a falta desta está diretamente relacionada a desclassificação dos profissionais de nossa categoria.
Além disso, naturalmente, aprendi sobre as grandes contribuições da Neurociência, que aparentemente esclarecem muitas das intervenções pedagógicos propostas pela Pedagogia Waldorf, portanto, pretendo aprofundar-me nesse assunto.

3. A Palestra contribuiu para sua formação de professor? Cite um aspecto.
Muito, além dos aspectos citados acima, me alegro por finalmente ter encontrado um elo na Academia, que me fornecerá subsídios para explicar a Pedagogia Waldorf.

4. Faça comentários que considerar importante sobre o vídeo com relação a formação de professores da educação infantil.  

(VIDE RESPOSTA 2)


LARA MUCHERONI BOTTURA

1. Apresente as principais ideias que a palestrante abordou.

A palestrante inicia falando sobre os investimentos na área da educação na América Latina, dizendo que dentro da faixa etária de 0 a 3 anos não é dada a devida atenção e muitas vezes, atenção alguma, quando na verdade ela traz conhecimentos de que é a fase que se precisa de mais atenção até do que a de ensino superior.
A primeira ideia que a palestrante aponta é no aspecto da alimentação, que não pode ser excluído na hora de pensar na aprendizagem, trazendo a ideia de que os setores não devem analisar a criança separadamente. Portanto o primeiro elemento a se trabalhar é que a escola tenha vínculo com o ministério da saúde. Com isso, apresenta um pouco sobre o que é preciso para o currículo do professor e cita a neuroeducação.
O processo de neurodesenvolvimento está ligado ao processo de entendimento do entorno. Dentro desse processo está o conhecimento de como o cérebro aprende e como a memória funciona. A palestrante mostra a importância de uma ponte entre 3 ciências, por isso o primeiro elemento de que a escola não trabalha sozinha: os estudos científicos na área da neuromedicina, a psicologia e a educação. Cada área pode e deve contribuir para o estudo do ser humano, isso quando elas pensam no ser humano como um ser complexo que não pode ser analisado desconsiderando qualquer aspecto.
Dentro da gestão, é preciso ter em mente 3 ações: liderar, transformar e educar. Sabendo que para transformar é preciso conhecer o objeto para saber como ele funciona e o que será preciso para transformá-lo. Portanto o segundo elemento é a visão frente aos aportes da neuroeducação.
A palestrante então aponta sobre a plasticidade cerebral no período que a criança nasce e da importância que devemos dar para a criança até mesmo antes dela nascer. O bebê está sendo desafiado desde quando ele nasce por tudo que está em volta dele. Portanto todos os seus sentidos são solicitados a todo momento. O seu sistema sensorial, emocional e motor vão fornecer aquilo que os neurônios precisam para compreender todo o ambiente. Isso tudo acontecerá nos primeiros 3 anos de vida, por isso a importância do professor para estimulá-lo durante esse período.
Dentro desse elemento a palestrante ainda cita a importância da hora do sono e retoma a boa alimentação, pois sem a alimentação não há energia para os neurônios e quando ele dorme é o momento de retomar o aprendizado.
O planejamento do professor, considerando estruturalmente e funcionalmente o cérebro como um órgão complexo que recebe influencia: social, emocional, cognitiva, espiritual, moral, reflexivo, etc. Com atividades para todos esse sistemas, pois grandes fracassos na adolescência apontam alguma falha em algum desses sistemas.
O último elemento que ela aponta é a proposta de avaliação de acordo com a diversidade, pois é preciso saber que nenhum aluno é igual e devemos tratá-los com individualidade.

2. Em síntese o que você aprendeu com o vídeo?

O nosso trabalho como professor deve ser planejado considerando a criança como um todo e colocando-a em primeiro lugar. Além de não esquecer que não é um ser humano que veio totalmente vazio, pelo contrário, de acordo com a palestrante, desde sua concepção o cérebro do bebê se desenvolve e recebe influencias do ambiente. Principalmente na primeira infância, o aluno trabalha com todos os órgãos dos sentidos, e todo o seu corpo está sobre influencia do ambiente.

3. A Palestra contribuiu para sua formação de professor? Cite um aspecto.

No planejamento de atividades de todos os sentidos, seja emocional, social, reflexivo, moral, espiritual, sabendo que o desenvolvimento dessas áreas, nessa idade, vão proporcionar avanços ou fracassos, quando não forem trabalhadas, em sua adolescência. A palestrante traz o exemplo do bullying, que muitas vezes é resultado da falta do trabalho de algumas dessas áreas durante a educação infantil.

4. Faça comentários que considerar importante sobre o vídeo com relação a formação de professores da educação infantil.

Os professores na educação infantil, desconsideram vários aspectos do criança, além de não terem o conhecimento para a elaboração das várias áreas que devem ser estimuladas e desenvolvidas nessa fase.  
Além do planejamento para a uma elaboração, de qualidade e em conjunto com outros profissionais, de projetos que visão em primeiro lugar a criança e não as burocracias.


 FÁTIMA RODRIGUES

1-Apresente as principais ideias que a palestra abordou.


A palestrante nos leva a uma reflexão em relação a educação infantil no nosso país, trazendo também alguns assuntos novos  como o estudo da Neurociência, a necessidade de políticas públicas nas áreas da saúde, educação, proteção e nutrição, formação docente, prática pedagógica e o papel do educador.

2. Em síntese o que você aprendeu com o vídeo?


Aprendi sobre a importância do papel do educador para a aprendizagem das crianças na educação infantil.

3. A Palestra contribuiu para sua formação de professor? Cite um aspecto.


Sim. Pois me levou a uma responsabilidade como educadora dos anos iniciais, me fazendo ver a importância de uma dedicação maior na minha formação.

4. Faça comentários que considerar importante sobre o vídeo com relação a formação de professores da educação infantil.


O papel do educador é liderar,educar,transformar, pois é do "cérebro do educador que sai a proposta da transformação",o professor precisa ter uma formação de qualidade e seu ensino precisa ter intencionalidade.Precisamos de um novo perfil de educador.



JULIANE DE CÁSSIA GARLA


1. Apresente as principais ideias que a palestrante abordou.

A palestrante apresenta como tema de sua palestra a neuroeducação, expondo os pontos principais de estudo da neurociência. Através do conhecimento dessa nova ciência é possível identificar e solucionar problemas que as crianças apresentam nos anos iniciais, na educação infantil, que vão além do ambiente escolar.

2. Em síntese o que você aprendeu com o vídeo?

Aprendi que através da neuroeducação é possível compreender os fatores determinantes para uma aprendizagem ideal nos anos iniciais da educação infantil. Conseguindo trabalhar segundo o desenvolvimento da criança, considerando os fatores que envolvem toda essa aprendizagem, que ultrapassam e equiparam os limites do social, cultural, do intelectual e do psíquico.

3. A Palestra contribuiu para sua formação de professor? Cite um aspecto.

Sim, pois o que a pesquisadora expos sobre a neurociência tem total ligação com a educação. Para a criança aprender é necessário, que inúmeros fatores auxiliem e contribuam para essa aprendizagem como: a saúde, uma boa alimentação, uma boa estrutura familiar, um professor “estimulante”. E com a colaboração dessa ciência é mais fácil identificar e solucionar esses problemas. Um exemplo é o fato de diagnosticar precocemente uma criança como hiperativa, sendo que muitas vezes essa criança não tem estímulo por parte do professor, e seu sistema neurológico ainda encontra-se em formação.

4. Faça comentários que considerar importante sobre o vídeo com relação a formação de professores da educação infantil.


O vídeo deixa bem explicito os fundamentos da neuroeducação,o  que facilita o professor da educação infantil, em exercer sua função. Ou seja, o professor que conhece os fundamentos da neurociência é capaz de compreender e trabalhar com a criança respeitando e identificando com maior facilidade os empecilhos da sua aprendizagem, a qual é fundamental nos anos inicias da vida escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário