sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

AULA 7 - 06/11 - ECOLE DE LA NEUVILLE

A escola foi fundada em novembro de 1973, começou com apenas um aluno com 3 recém formados e hoje possuem 40 crianças (de 6 a 16 anos) e 10 adultos. A base pedagógica vem de Frenet, Fernard Oury, Dotto e Freud. A escola possui o formato de Internato. Os professores vão a cidade na segunda feira buscar as crianças e elas ficam lá até sexta feira. E o trabalho pedagógico tem como princípio a aprendizagem da vida em sociedade.
A lei vem da fala das crianças e quando a lei é esquecida ela perde a validade. Toda semana as crianças fazem reuniões semanais para decidir as regras e o regulamento e as soluções para os conflitos, uma criança é escolhida para ser a presidente da reunião. A escola é gerida pelas crianças, conforme a pedagogia institucional. Para patrocinar a marcenaria da escola as crianças utilizam a sua mesada para pagar as mercadorias e assim aprendem a fazer contas e compras.
No início do dia as crianças são separadas em turmas de oito crianças e no período da manhã possuem aulas normais, mas de tarde estão livres. Elas tem aula de teatro, trabalhos manuais, música. As tarefas domésticas são exercidas pelas crianças, por exemplo, as compras, manutenção de jardim, cozinha, etc.
A cada seis semanas os pais recebem comentários pedagógicos. E os alunos mais velhos apadrinham os mais novos.

“Mas talvez alguns vão se perguntar por que gastar tanta energia para um domínio, cultura, cuja utilidade pode parecer secundário em uma escola? Nós respondemos que nossa experiência educacional nos ensinou o contrário. Entendemos que, de fato, ao longo dos anos, que a cultura é o caminho que conduz mais seguramente para a aprendizagem escolar, porque dá sentido a tudo o que é realizado. Este desvio reivindicada é apenas aparente. O uso da cultura pode realmente colocar a escola no centro da escola e em um ambiente que permite que as crianças a todas as crianças, mesmo aquelas que estão lutando com a sua educação para se interessar como o muitas vezes enfatizado a nossa madrinha, Dolto.” (viagem).



Fundadores da escola


Alunos antigos

SITE DA ESCOLA: http://www.ecole-de-la-neuville.asso.fr/pedago.htm

Um comentário:

  1. Vocês fizeram uma ótima síntese de algo tão irreverente e que, ao menos em um primeiro momento, pareceu ter chocado vocês.
    Desejo que este choque possa contribuir para mantê-las sempre em um estado de dúvida e abertura a nossas possibilidades na Educação.

    ResponderExcluir