TEXTO: “Pedagogia – Fundamentos da Educação
da Criança
Parte 2: O “Sentimento de Infância” e a Concepção de Criança”
1. Na sua opinião, o que é a “infância”?
A
infância pode significar um estágio da vida do ser humano em que ele passa com
pureza, inocência, doçura, sem muitas noções de riscos e perigos. Significa o
momento do brincar, de curtir, da ausência de compromissos. Pode ser marcada
tanto por lembranças boas, quanto ruins; nesta fase o ser é suscetível de
sofrer muitas influências do mundo que a envolve e a cerca, como uma esponja
que tudo absorve com muita facilidade.
Nesta
etapa, a pureza pode ter também uma concepção diferente da primeira citada, de
ser inato da infância não ter maldade; por ainda não ter muita experiência de
vida, pode, portanto, experimentar todas as coisas que o mundo lhe oferece de
maneira pura, como um peixe dentro do oceano, explorando o que puder em seu
meio.
Este
período pode ser considerado de total transformação, pois é a fase em que o ser
humano tem maior facilidade e habilidade de aprendizagem e que menos
informações e experiências vivenciou. Portanto, muito de muitas coisas
distintas ele terá contato fazendo com que ele se transforme muito a cada
instante.
Em
uma outra reflexão, pode-se também enxergar mais nitidamente a
personalidade de cada pessoa, neste período. Justamente pelo fato dos anos
vividos serem poucos e as influências, informações e experiências, apesar de
serem absorvidas mais facilmente, ainda não tiveram tanto tempo para
“modificar” a personalidade inata da criança. Portanto, a doçura, pureza e
inocência ganham outra concepção, pois acredita-se que elas variam conforme a
personalidade da criança, podendo haver também outros sentimentos e
características mais pesadas, como a maldade.
2. O que é o “Sentimento de Infância”?
Pode
ser considerado como um sentimento da necessidade de a criança ser cuidada, de
conduzi-la. Mas, sem deixar de lado a ideia de que a criança é um ser com
muitas convicções e que podemos aprender muito com ela, o qual pertence a uma
etapa da vida tão rica.
3. Como você define “Criança”?
A
criança pode ser considerada como o ser que concebe todo o período da infância,
que vivencia as situações presentes nesta etapa.
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