quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

AULA 2 - REFLEXÕES SOBRE O TEXTO LIDO EM SALA

TEXTO: “Pedagogia – Fundamentos da Educação da Criança
Parte 2: O “Sentimento de Infância” e a Concepção de Criança”

1. Na sua opinião, o que é a “infância”?

A infância pode significar um estágio da vida do ser humano em que ele passa com pureza, inocência, doçura, sem muitas noções de riscos e perigos. Significa o momento do brincar, de curtir, da ausência de compromissos. Pode ser marcada tanto por lembranças boas, quanto ruins; nesta fase o ser é suscetível de sofrer muitas influências do mundo que a envolve e a cerca, como uma esponja que tudo absorve com muita facilidade.
Nesta etapa, a pureza pode ter também uma concepção diferente da primeira citada, de ser inato da infância não ter maldade; por ainda não ter muita experiência de vida, pode, portanto, experimentar todas as coisas que o mundo lhe oferece de maneira pura, como um peixe dentro do oceano, explorando o que puder em seu meio.
Este período pode ser considerado de total transformação, pois é a fase em que o ser humano tem maior facilidade e habilidade de aprendizagem e que menos informações e experiências vivenciou. Portanto, muito de muitas coisas distintas ele terá contato fazendo com que ele se transforme muito a cada instante.
Em uma outra reflexão, pode-se também  enxergar mais nitidamente a personalidade de cada pessoa, neste período. Justamente pelo fato dos anos vividos serem poucos e as influências, informações e experiências, apesar de serem absorvidas mais facilmente, ainda não tiveram tanto tempo para “modificar” a personalidade inata da criança. Portanto, a doçura, pureza e inocência ganham outra concepção, pois acredita-se que elas variam conforme a personalidade da criança, podendo haver também outros sentimentos e características mais pesadas, como a maldade.

2. O que é o “Sentimento de Infância”?

Pode ser considerado como um sentimento da necessidade de a criança ser cuidada, de conduzi-la. Mas, sem deixar de lado a ideia de que a criança é um ser com muitas convicções e que podemos aprender muito com ela, o qual pertence a uma etapa da vida tão rica.

3. Como você define “Criança”?

A criança pode ser considerada como o ser que concebe todo o período da infância, que vivencia as situações presentes nesta etapa.


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