sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

ATIVIDADE INDIVIDUAL - ANÁLISE DAS ESCOLAS COM PROPOSTA PEDAGÓGICA DIFERENTE

LAURA MEIRA GARCIA

"CASA REDONDA"



Criança, brincar e natureza é a tríade indissociável da CASA REDONDA.
Me encantei pelo trabalho que realizam, pois eles trabalham a partir da importância do brincar - atividade que torna o homem propriamente humano -, e achei genial que fazem esse resgate da cultura infantil e do modo próprio de ser da criança, resgate que é fundamental,  pois esta cultura está sendo perdida! Além disso, o contato com a natureza é fundamental para eles, o lugar é simplesmente mágico e preparado com muito carinho!
 Neste espaço, crianças de diferentes classes sociais e faixas etárias convivem e aprendem umas com as outras e com isso, vivem experiências reais através das quais desenvolvem respeito e relações verdadeiras e fraternas.
A priorização do diálogo é outro ponto que me chamou bastante a atenção, pois nossa sociedade está perdendo cada vez mais as qualidades da conversa, de debates, de explicitações dos diferentes pontos de vista, e achei muito interessante que priorizem esse aspecto em seu trabalho.
Vale lembrar também que em seu trabalho eles respeitam o tempo de cada criança permitindo o desabrochar do interesse em participar das atividades no tempo de cada um.
Finalizando, achei que esta frase de Jung sintetiza muito bem a importância do trabalho da CASA REDONDA:

“A garantia do alargamento da consciência está no poder da sensibilidade e a consciência se manifesta como o poder afirmado da criatividade”
Carl Gustav Jung

FONTES: 
Site oficial CASA REDONDA - http://www.casaredondacentrodeestudos.com.br/



LARA MUCHERONI BOTTURA


"INIKIRI PIRACANGA - BA"




A escola tem como conceito de ser humano, um homem livre que precisa se expressar ao máximo, se aprofundar em sua espiritualidade e desenvolver na criança a criatividade para que ela seja capaz de mover o mundo.
Os princípios espirituais dão base para a escola e dão liberdade de escolha para as crianças.
O objetivo final não são sucessos acadêmicos, vestibulares ou competição e sim a cooperação. O mais importante é a criança acreditar nos sonhos e os viver com coragem.
A criança é a prioridade da escola, tudo deve ser de acordo com ela, ela se adapta as condições, sonhos e pensamentos dela.
Totalmente diferente da escola tradicional, a escola de Inkiri propicia um ambiente bem particular para a criança. O aluno pode frequentar a escola e se sentir bem acolhido, devido a prioridade que dão para a cooperação e respeito entre eles. Ao mesmo tempo não sei se a criança pode conviver tranquila em uma sociedade que nem sempre estará colaborando para a sua liberdade ou sonhos. Mas a qualidade das atividades, por serem significativas para as crianças e por darem a oportunidade de viver de forma prática os conteúdos, com certeza propicia um conhecimento profundo sobre as ações dos indivíduos em sociedade, como a culinária, teatro, escrever e ler, etc.

FONTES:


FÁTIMA RODRIGUES

                           "CASA REDONDA"

                            

A escola que mais me encantou foi a "Casa Redonda", com sua metodologia livre e simples  junto a natureza de ensinar as crianças a partir das brincadeiras à construir relações consigo própria, com seus companheiros e com os adultos.
Temos aprendido a importância que o brincar tem no desenvolvimento da criança. Acredito ser este modelo de ensino que precisamos para a nossa educação, valorizando o indivíduo, respeitando e aproveitando o potencial que cada criança tem de aprender a construir, reconstruir, tendo assim a oportunidade de fazer uma sociedade melhor.

FONTES: Grupo Práxicas - http://praxicasunesp2013.blogspot.com.br/

                                                                               JULIANE DE CÁSSIA GARLA

"TEARTE"




O que me chamou a atenção na TEARTE,foi o fato dela ser uma escola-quintal,diferente da outras apresentadas e também por prezar recursos simples,mantendo-se afastada do que é digital, tecnológico.
A TEARTE, privilegia o contato das crianças com a natureza,ensinando-as a respeitá-la e a viver em sintonia com ela.A escola entende que as crianças são como as sementes do seu quintal,as quais recebem o olhar atento dos educadores.E assim como as outras escolas apresentadas,possuem regras que devem ser respeitadas.
Outro ponto que me chamou atenção foi que  os educadores não são necessariamente formados em pedagogia.
E o que mais me atraiu foi a proposta pedagógica da TEARTE,pois é inovadora e muito interessante,valoriza as vivências multiculturais,sendo seu ponto crucial a música,que é utilizada como objeto pedagógico de ensino,pois  acreditam que a música está em tudo, em cada gesto, movimento e fala da criança, e que ela representa o primeiro elo de ligação do ser humano com seu interior ,que é fundamental para conhecermos nosso ritmo interno e nossa integração com o mundo,além de considerar  "a música como elo de paz entre civilizações".
Também valoriza a importância do brincar, possibilitando a autonomia e o desenvolvimento da criatividade das crianças.


Um comentário:

  1. Que comentário posso fazer depois de tudo isso?!
    Meninas, admiro o comprometimento de vocês, são muito envolvidas com seriedade e alegria ao mesmo tempo. As crianças anseiam por educadoras como vocês!!!

    ResponderExcluir