sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

ENTREVISTA COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

PERGUNTAMOS PARA AS PROFESSORAS:

  • Como a professora faz a avaliação dos alunos?
  • Quais as dificuldades que ela encontra na hora de fazer a avaliação?
  • Quais as facilidades que ela encontra na hora de fazer a avaliação?

ELAS RESPONDERAM:       

                                                                               

Professora Glaucia dos Santos Marini Ferreira – faixa etária 5 anos:

Através de registros de observação sobre os avanços na aprendizagem e através da interação social e afetiva entre os colegas, pois a educação infantil compreende o desenvolvimento como um todo, por isso não há nota.
Nessa idade o fator emocional e afetivo interfere muito, por isso pode ser considerado um ponto forte de dificuldade.
Facilitadores são a estrutura familiar bem estruturada, uma situação financeira familiar que garanta uma boa alimentação, cuidados com a saúde e estímulos (jogos, leitura, etc coisas que façam a família interagir, não o computador somente).



Professora Aparecida - 27 alunos (sem auxiliar) - crianças de 4 a 5 anos e oito meses; alunos de período parcial - período da manhã:

A repetição de atividades, pois ao dar a atividade uma vez observa, durante o processo, o que o aluno já é capaz e o que não é capaz. Depois ao repetir a mesma atividade presta atenção nas novas capacidades do aluno, por exemplo: o que não conseguia fazer sozinho e agora consegue ou se continua sem conseguir fazer a atividade com autonomia. As maiores dificuldades: distração das crianças, pois a mesa redonda da escola proporciona conversa e os alunos deixam de produzir ou executar a atividade, além disso a mesa redonda é muito grande e os objetos necessários para as atividades ficam longes das crianças. O registro é por meio de relatórios, algumas vezes fotos e vídeos e a avaliação são todos os processos que a criança faz, não necessariamente o produto final da atividade. A facilidade que encontra, em resumo, é a justificativa da avaliação por meio da teoria.



Professora Cristiane - 26 alunos (sem auxiliar); crianças de 4 a 5 anos e oito meses; alunos de período integral:

A avaliação não é só o processo, mas também como a criança reage no processo. Diariamente faz pontos de observação da sala de aula, para despois verificar como está o andamento da turma. Não é possível avaliar todos os alunos ao mesmo tempo, portanto cada dia escolhe um grupo de alunos para observar melhor. As maiores dificuldades é a falta de apoio pedagógico e o número de alunos elevado. A avaliação fica mais fácil quando coloca uma pergunta para responder ou algum objetivo pontual para atingir. Registra através da escrita, mas quando dá atividades de movimento a avaliação fica mais difícil, pois só é possível registrar por meio de vídeos ou no momento da atividade observar atentamente. Outra dificuldade é o desinteresse dos alunos e a indisciplina, por conta disso a professora conta que diminuiu o número de atividades dirigidas. A professora na primeira parte da manhã dá atividades de movimento e somente na segunda parte passa atividades dirigidas.



Professora do Maternal - 15 crianças de 2 a 4 anos; período da manhã. 

É feito um relatório geral anual sobre a classe.
Também um pequeno relatório individual, em que aponta como a criança está nesse momento em relação ao desenvolvimento normal para a idade (movimento, vitalidade, equilíbrio e tato), é preciso tomar cuidado para não fixar a criança dentro de um determinado padrão de comportamento, uma vez que, nessa idade, as crianças mudam muito rápido.
A maior parte do trabalho de avaliação é feito ao longo do ano em conversas com os pais (anotadas em ata e assinadas), não se espera até o final do ano para dar feedback do comportamento e desenvolvimento das crianças.
A dificuldade está justamente em relatar como a criança está naquele momento, uma vez que elas mudam de um dia para o outro nessa idade.
A facilidade está na abertura maior e trabalho em conjunto com os pais que essa metodologia proporciona.

Berçario - Professora Isabel Priscila

A avaliação das crianças nessa etapa escolar é feita diariamente através da observação. É prestado atenção no desenvolvimento social e motor da criança, para que no final de cada semestre seja feito um relatório, tanto do grupo, quanto individualmente. A avaliação também muitas vezes acontece pela análise de vídeos e fotos registrados e construídos através dos dias de aula e da rotina das crianças na escola. O desenvolvimento nessa fase acontece de forma muito rápida, então a todo tempo é observado as mudanças e avanços.
Para as professoras, como as atividades e a rotina diária na escola é cheia de afazeres e tarefas, tanto organizacional, quanto com os alunos, muitas vezes fica difícil a realização desses registros em forma de foto e vídeo e não há ninguém que possa auxiliá-las para o registro deles.
O espaço e o ambiente da escola facilitam muito no processo e no trabalho da avaliação e desenvolvimento dos alunos e dos trabalhos com eles. O local é amplo, com bastante natureza e espaços necessários para as variadas tarefas e atividades.

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