O texto
“Relação Professor Aluno: uma revisão crítica” defende que
para uma boa aprendizagem, o principal aspecto é o relacionamento
professor-aluno. E este está diretamente
ligado a metodologia do professor, pois ela é determinante no
interesse, desempenho e disciplina dos alunos. Sendo assim, tais
aspectos estão ligados a prática docente (autoridade moral,
profissional e técnica).
O
autor apresenta uma relação baseada na afetividade e empatia sem
que o professor perca a sua ética profissional. A prática docente
deverá combinar a autoridade, respeito e afetividade.
Por sua vez, a reportagem “Professor,
profissão perigo”
apresenta a situação do ponto de vista do professor, relatando
ocorrências de docentes que sofreram algum tipo de violência
durante a sua prática.
Acreditamos
que o texto de Siqueira não considera o real contexto escolar.
Realidade que é bem exposta na revista.
A
reportagem evidencia que a relação professor aluno não depende
apenas do professor. Portanto, apenas a mudança na metodologia,
solução apresentada pela Siqueira, não seria suficiente para
melhorar essa relação.
Portanto,
concluímos que os alunos já chegam na escola sem a sensibilidade do que é respeito humano, e de como são as relações humanas. O aluno não vê mais o professor como autoridade dentro da sala de aula. Sendo assim, não é só o aspecto da metodologia que influencia
na relação professor-aluno, mas também o contexto social em que o
ambos estão inseridos.
LINK: Reportagem "Professor, profissão perigo"
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