segunda-feira, 20 de maio de 2013

SÍNTESE Relação professor aluno: uma revisão crítica


     O texto “Relação Professor Aluno: uma revisão crítica” defende que para uma boa aprendizagem, o principal aspecto é o relacionamento professor-aluno. E este está diretamente ligado a metodologia do professor, pois ela é determinante no interesse, desempenho e disciplina dos alunos. Sendo assim, tais aspectos estão ligados a prática docente (autoridade moral, profissional e técnica).
       O autor apresenta uma relação baseada na afetividade e empatia sem que o professor perca a sua ética profissional. A prática docente deverá combinar a autoridade, respeito e afetividade.
     Por sua vez, a reportagem “Professor, profissão perigo” apresenta a situação do ponto de vista do professor, relatando ocorrências de docentes que sofreram algum tipo de violência durante a sua prática.
     Acreditamos que o texto de Siqueira não considera o real contexto escolar. Realidade que é bem exposta na revista.
     A reportagem evidencia que a relação professor aluno não depende apenas do professor. Portanto, apenas a mudança na metodologia, solução apresentada pela Siqueira, não seria suficiente para melhorar essa relação.
      Portanto, concluímos que os alunos já chegam na escola sem a sensibilidade do que é respeito humano, e de como são as relações humanas. O aluno não vê mais o professor como autoridade dentro da sala de aula. Sendo assim, não é só o aspecto da metodologia que influencia na relação professor-aluno, mas também o contexto social em que o ambos estão inseridos.

LINK: Reportagem "Professor, profissão perigo"

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