PLANO DE AULA
Justificativa:
A atividade que visa
proporcionar experiências e fazer que com os alunos usar a
imaginação para compreender melhor a realidade. Quanto mais rica a
atividade do sujeito, mais diversificadas serão suas produções
artísticas e intelectuais.
A criança terá a
interação com outras crianças possibilitando a troca de
experiências e conhecimentos. Conhecendo assim novas palavras, novos
objetos, novos lugares e novas sensações. Muitas vezes, essa
criança pode não ter esta possibilidade em casa, ou a tem
tardiamente, por ser filho único ou por não ter muita diferenciação
na interação com o meio.
Sendo assim, este
trabalho traz para as crianças a oportunidade de trabalhar sua
capacidade de memória, reelaborar imagens mentalmente e
principalmente desenvolver a abstração. As crianças serão capazes
de entender que os objetos podem existir no mundo abstrato, que ela
(criança) pode elaborar sua imaginação desvinculada da situação
concreta. Isso é pré-requisito para a compreensão de conteúdos
seguintes, como alfabetização por exemplo.
Objetivo:
· Diferenciar
e nomear sentidos.
· Descrever
verbalmente as sensações.
· Identificar
objetos concretos sem que o vejam.
Tema:
Sensações e
abstração.
Faixa etária:
4 e 5 anos.
Recursos:
“Caixa surpresa”
(vários objetos de diferentes texturas: massinha, lixa de unha,
algodão, plástico bolha, escova...)
Metodologia:
Convidar os alunos para
que se sentem em um círculo e mostrar-lhes a caixa. Comentar que,
durante a brincadeira, cada aluno deve abrir a caixa e tocar em um
dos materiais, sem olhar qual é. Deve, então, contar aos colegas
como é o objeto que pegou: se é duro ou mole; áspero ou liso.
Tentar descrevê-lo o máximo possível. Inclusive mencionando se a
sensação é agradável ou não. Os outros da roda devem ir tentando
adivinhar o que é o objeto.
Proceder à
brincadeira, organizando-a de tal modo que cada aluno tenha a
oportunidade de realizar a sua experimentação e expor suas
impressões sobre o objeto sorteado. O objeto depois de descoberto
passa pela mão de todos da roda.
Avaliação:
Depois da realização
da atividade, organizados ainda em círculo, o professor conduzirá
uma conversa em que os alunos possam expor suas idéias sobre:
- como foi participar
da atividade: se gostaram ou não;
- qual foi o objeto
mais agradável que tatearam;
- e qual não foi tão
agradável.
Favorecer o
levantamento de argumentos para explicar as escolhas acima citadas.
Com este tipo de
atividade as crianças devem ampliar suas noções e percepções de
mundo. É importante que elas percebam que o seu corpo proporciona
diferentes sensações e que após a atividade elas saibam
identificá-las.
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