segunda-feira, 20 de maio de 2013

PLANO DE AULA - baseado no plano de aula do Grupo União (mantido somente o objetivo).



PLANO DE AULA

Justificativa:
A atividade que visa proporcionar experiências e fazer que com os alunos usar a imaginação para compreender melhor a realidade. Quanto mais rica a atividade do sujeito, mais diversificadas serão suas produções artísticas e intelectuais.
A criança terá a interação com outras crianças possibilitando a troca de experiências e conhecimentos. Conhecendo assim novas palavras, novos objetos, novos lugares e novas sensações. Muitas vezes, essa criança pode não ter esta possibilidade em casa, ou a tem tardiamente, por ser filho único ou por não ter muita diferenciação na interação com o meio.
Sendo assim, este trabalho traz para as crianças a oportunidade de trabalhar sua capacidade de memória, reelaborar imagens mentalmente e principalmente desenvolver a abstração. As crianças serão capazes de entender que os objetos podem existir no mundo abstrato, que ela (criança) pode elaborar sua imaginação desvinculada da situação concreta. Isso é pré-requisito para a compreensão de conteúdos seguintes, como alfabetização por exemplo.

Objetivo:
· Diferenciar e nomear sentidos.
· Descrever verbalmente as sensações.
· Identificar objetos concretos sem que o vejam.

Tema:
Sensações e abstração.

Faixa etária:
4 e 5 anos.

Recursos:
“Caixa surpresa” (vários objetos de diferentes texturas: massinha, lixa de unha, algodão, plástico bolha, escova...)

Metodologia:
Convidar os alunos para que se sentem em um círculo e mostrar-lhes a caixa. Comentar que, durante a brincadeira, cada aluno deve abrir a caixa e tocar em um dos materiais, sem olhar qual é. Deve, então, contar aos colegas como é o objeto que pegou: se é duro ou mole; áspero ou liso. Tentar descrevê-lo o máximo possível. Inclusive mencionando se a sensação é agradável ou não. Os outros da roda devem ir tentando adivinhar o que é o objeto.
Proceder à brincadeira, organizando-a de tal modo que cada aluno tenha a oportunidade de realizar a sua experimentação e expor suas impressões sobre o objeto sorteado. O objeto depois de descoberto passa pela mão de todos da roda.

Avaliação:
Depois da realização da atividade, organizados ainda em círculo, o professor conduzirá uma conversa em que os alunos possam expor suas idéias sobre:
- como foi participar da atividade: se gostaram ou não;
- qual foi o objeto mais agradável que tatearam;
- e qual não foi tão agradável.
Favorecer o levantamento de argumentos para explicar as escolhas acima citadas.
Com este tipo de atividade as crianças devem ampliar suas noções e percepções de mundo. É importante que elas percebam que o seu corpo proporciona diferentes sensações e que após a atividade elas saibam identificá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário