segunda-feira, 13 de maio de 2013

PLANO DE AULA - Educação Infantil - Matemática


ATIVIDADE
A relação Numeral / Quantidade

EIXO TEMÁTICO: “Número e Sistemas de Numeração”
  1. JUSTIFICATIVA:
O ato de contar, realizado pelas crianças, tem seu significado modificado de acordo com o contexto e o desenvolvimento da compreensão que adquirem sobre o número.
Para que a contagem não ocorra de forma mecânica, é necessário que as crianças entendam o sentido do que estão fazendo.
Intervenções didáticas a partir da contagem de objetos colaboram para desenvolver o sentido de cardinalidade.

  1. OBJETIVO
- Associar o numeral à quantidade correspondente.
- Desenvolver o conceito de ordinalidade.

  1. FAIXA ETÁRIA PARA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE
Crianças de 4 a 5 anos

  1. RECURSOS
  • Papel cartão;
  • Tesoura;
  • Lápis de cor;

  1. PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

5.1 Preparação:

O professor deve preparar previamente as cartas contendo os numerais de 1 a 9, bem como as que contenham a quantidade de figuras correspondente, em o suficiente para a classe trabalhar em grupos de 04 alunos.

5.2 Desenvolvimento
Em sala de aula o professor deve distribuir as cartas para a classe, dividida em grupos de quatro alunos, e pedir primeiramente para eles encontrem os “pares” (Numeral/Quantidade).
Em seguida, os grupos devem ordenar os pares, do menor para o maior, desenvolvendo o conceito de cardinalidade.
Num outro momento, essas cartas poderão ser novamente utilizadas para o “Jogo da Memória”, contribuindo de maneira mais lúdica para este desenvolvimento. Nesta ocasião, a sala pode ser dividida em grupos novamente, e o professor deve explicar as regras do jogo:
    • Todas as cartas devem estar viradas para baixo;
    • Um jogador de cada vez deverá virar duas cartas, se elas formarem um par, o jogador fica com ele e ganha o direito a mais uma jogada;
    • Se as cartas viradas não formarem um par, devem ser colocadas na mesma posição;
    • Ao término do jogo, conta-se os pares que cada jogador formou, quem conseguiu mais pares ganha o jogo.

  1. AVALIAÇÃO
Acontecerá durante todo o processo. Na observação se os alunos estão relacionando corretamente os numerais com suas respectivas quantidades. E se internalizaram o conceito de ordinalidade, sendo capazes de ordenar os números de forma crescente.

  1. BIBLIOGRAFIA

Brasil, Ministério da Educação e do Desporto, Secretária da Educação Fundamental, Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF

LORENZATTO, Sérgio, Educação Infantil e percepção matemática. 2ed. rev. e ampliada. Campinas, SP. Autores Associados.

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