- JUSTIFICATIVA:
O ato de contar, realizado pelas crianças,
tem seu significado modificado de acordo com o contexto e o
desenvolvimento da compreensão que adquirem sobre o número.
Para que a contagem não ocorra de forma
mecânica, é necessário que as crianças entendam o sentido do que
estão fazendo.
Intervenções didáticas a partir da
contagem de objetos colaboram para desenvolver o sentido de
cardinalidade.
- OBJETIVO
- Associar o numeral à quantidade
correspondente.
- Desenvolver o conceito de ordinalidade.
- FAIXA ETÁRIA PARA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE
Crianças de 4 a 5 anos
- RECURSOS
- Papel cartão;
- Tesoura;
- Lápis de cor;
- PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
5.1 Preparação:
O professor deve preparar previamente as
cartas contendo os numerais de 1 a 9, bem como as que contenham a
quantidade de figuras correspondente, em o suficiente para a classe
trabalhar em grupos de 04 alunos.
5.2 Desenvolvimento
Em sala de aula o professor deve distribuir
as cartas para a classe, dividida em grupos de quatro alunos, e pedir
primeiramente para eles encontrem os “pares”
(Numeral/Quantidade).
Em seguida, os grupos devem ordenar os
pares, do menor para o maior, desenvolvendo o conceito de
cardinalidade.
Num outro momento, essas cartas poderão
ser novamente utilizadas para o “Jogo da Memória”, contribuindo
de maneira mais lúdica para este desenvolvimento. Nesta ocasião, a
sala pode ser dividida em grupos novamente, e o professor deve
explicar as regras do jogo:
- Todas as cartas devem estar viradas para baixo;
- Um jogador de cada vez deverá virar duas cartas, se elas formarem um par, o jogador fica com ele e ganha o direito a mais uma jogada;
- Se as cartas viradas não formarem um par, devem ser colocadas na mesma posição;
- Ao término do jogo, conta-se os pares que cada jogador formou, quem conseguiu mais pares ganha o jogo.
- AVALIAÇÃO
Acontecerá durante todo o processo. Na
observação se os alunos estão relacionando corretamente os
numerais com suas respectivas quantidades. E se internalizaram o
conceito de ordinalidade, sendo capazes de ordenar os números de
forma crescente.
- BIBLIOGRAFIA
Brasil, Ministério da Educação e do
Desporto, Secretária da Educação Fundamental, Referencial
Curricular Nacional para Educação Infantil.
Brasília: MEC/SEF
LORENZATTO, Sérgio, Educação Infantil e
percepção matemática. 2ed. rev. e ampliada. Campinas, SP. Autores
Associados.
Muito bom, me ajudou bastante para meu workshop, obrigado
ResponderExcluirAmeiiiiiiiiiii.
ResponderExcluirAmeiiiiiiiiiii.
ResponderExcluirMuito bom !!!
ResponderExcluirGostei muito!
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluirMuito bom, amei.
ResponderExcluir