Atividade:
Brincando de comprar e vender no supermercado.
Tema
Números,
dinheiro, adição e subtração.
Faixa Etária:
Jardim
II (5 anos)
Justificativa:
A criança precisa perceber que os números fazem parte da
nossa vida em diversos momentos. Com essa atividade é possível que elas
coloquem em prática conceitos que foram aprendidos de forma teórica. O
professor deverá, em aulas anteriores, ter trabalhado com as crianças os
seguintes conceitos: uso e função do dinheiro na sociedade; contagem de cédulas
a partir do valor que possuem; confecção de cédulas; organização e
classificação dos produtos no supermercado; preços dos produtos no
supermercado.
Objetivos:
- Confiar em sua própria forma de pensar matematicamente;
- Resolver problemas de adição e subtração por meio de estratégias pessoais de cálculo;
- Administrar situações de compra e venda utilizando o dinheiro;
- Reconhecer os preços dos produtos de um supermercado;
- Números e sistema de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações);
Materiais
Objetivos:
- Confiar em sua própria forma de pensar matematicamente;
- Resolver problemas de adição e subtração por meio de estratégias pessoais de cálculo;
- Administrar situações de compra e venda utilizando o dinheiro;
- Reconhecer os preços dos produtos de um supermercado;
- Números e sistema de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações);
Materiais
Embalagens vazias de diversos produtos.
Etiquetas com números inteiros (sem vírgula)
Folhetos de supermercados
Metodologia
Primeiramente, para esta atividade, traga etiquetas para a sala e proponha que os alunos definam os preços dos produtos, baseados nos folhetos. Depois disso disponha os produto que forma semelhante a um supermercado, em cima das mesas e cadeiras.
Primeiramente, para esta atividade, traga etiquetas para a sala e proponha que os alunos definam os preços dos produtos, baseados nos folhetos. Depois disso disponha os produto que forma semelhante a um supermercado, em cima das mesas e cadeiras.
Em grupos de 4 eles “irão às compras”. Separe 4 crianças e as
deixe responsáveis pelos caixas. Essas crianças serão trocadas para que todas
tenham a oportunidade de ser responsável pelo caixa.
É importante que os preços tenham apenas valores inteiros
para que as crianças possam fazer as contas de maneira autônoma porque este não
é um momento de aprender o conceito e sim de por o que sabe em prática.
Avaliação
A avaliação nesta atividade está muito mais relacionada à
observação de como eles se comportaram durante a brincadeira do que a um procedimento
único de medição. Não é muito relevante se acertam ou não as contas, o
professor deve corrigir, mostrar o certo, mas o erro nesta situação não deve
ser muito considerado. O mais importante
é perceber que a matemática faz parte do cotidiano.
Ola meninas passei por aqui e as atividades foram realizadas com muito compromisso, seriedade.
ResponderExcluirVocês atingiram plenamente os objetivos das aulas até o momento.
Profa. Vera