sábado, 25 de maio de 2013

REPOSIÇÃO de aula: Fernanda Caló - 06/05 - 2ª atividade

Plano de Aula

Atividade:
Brincando de comprar e vender no supermercado.

Tema
Números, dinheiro, adição e subtração.

Faixa Etária:
Jardim II (5 anos)

Justificativa:
A criança precisa perceber que os números fazem parte da nossa vida em diversos momentos. Com essa atividade é possível que elas coloquem em prática conceitos que foram aprendidos de forma teórica. O professor deverá, em aulas anteriores, ter trabalhado com as crianças os seguintes conceitos: uso e função do dinheiro na sociedade; contagem de cédulas a partir do valor que possuem; confecção de cédulas; organização e classificação dos produtos no supermercado; preços dos produtos no supermercado.

Objetivos: 
- Confiar em sua própria forma de pensar matematicamente;
- Resolver problemas de adição e subtração por meio de estratégias pessoais de cálculo;
- Administrar situações de compra e venda utilizando o dinheiro;
- Reconhecer os preços dos produtos de um supermercado;
- Números e sistema de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações);

Materiais
Embalagens vazias de diversos produtos.
Etiquetas com números inteiros (sem vírgula)
Folhetos de supermercados

Metodologia
Primeiramente, para esta atividade, traga etiquetas para a sala e proponha que os alunos definam os preços dos produtos, baseados nos folhetos. Depois disso disponha os produto que forma semelhante a um supermercado, em cima das mesas e cadeiras.
Em grupos de 4 eles “irão às compras”. Separe 4 crianças e as deixe responsáveis pelos caixas. Essas crianças serão trocadas para que todas tenham a oportunidade de ser responsável pelo caixa.
É importante que os preços tenham apenas valores inteiros para que as crianças possam fazer as contas de maneira autônoma porque este não é um momento de aprender o conceito e sim de por o que sabe em prática.

Avaliação
A avaliação nesta atividade está muito mais relacionada à observação de como eles se comportaram durante a brincadeira do que a um procedimento único de medição. Não é muito relevante se acertam ou não as contas, o professor deve corrigir, mostrar o certo, mas o erro nesta situação não deve ser muito considerado.  O mais importante é perceber que a matemática faz parte do cotidiano.


Um comentário:

  1. Ola meninas passei por aqui e as atividades foram realizadas com muito compromisso, seriedade.
    Vocês atingiram plenamente os objetivos das aulas até o momento.
    Profa. Vera

    ResponderExcluir