quarta-feira, 22 de maio de 2013

QUESTÕES do livro "Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica"


FÁTIMA
15 - Quais são os passos da Pedagogia histórico-crítica? Explique cada.

Os passos da pedagogia histórica crítica são:

1º Prática social inicial
2º Problematização
3º Instrumentalização
4º Catarse
5º Prática social final

Prática social inicial: O que os alunos e o professor já sabem.
                O professor anuncia os conteúdos que serão trabalhados, estabelecendo que serão trabalhados, estabelecendo um diálogo com os alunos sobre o assunto.
                O aluno é desafiado a dizer o que gostaria de saber a mais sobre o tema.
Problematização: Explicitação dos principais problemas da prática social.
                Procura identificar os principais problemas postos pela prática e pelo conteúdo, debatendo-os a partir da visão do aluno.
                É importante que os alunos se conscientizem de que problematizar significa questionar a realidade, pôr em dúvida, levantar questões a cerca das evidências, interrogar o cotidiano, o empírico, o conteúdo escolar.
Instrumentalização: Ações didáticas pedagógicas para aprendizagem.
                É o caminho através do qual o conteúdo sistematizado é posto à disposição dos alunos para eu assimilem posição dos alunos para que assimilem e o recriem e, ao incorporá-lo, transforme-o em instrumento de construção pessoal e profissional.
Catarse: Expressão elaborada da nova forma de entender a prática social.
                A catarse é a síntese do cotidiano e do cientifico, do teórico e do prático a que o educando chegou.
                A catarse é o momento de apropriação do saber por parte do aluno.
                Na catarse o educando é capaz de situar e entender as questões sociais postas no início e trabalhadas nas demais faces.
Prática social final do conteúdo: Nova proposta de ação a partir do conteúdo aprendido.
                A prática social final é a confirmação de que aquilo que o educando somente conseguia realizar com a ajuda dos outros, agora o consegue sozinho, ainda que trabalhando em grupo, o aluno tem a possibilidade de agir de forma autônoma. 


FERNANDA
16 - Cite uma das formas que o autor apresenta que temos para motivar os alunos e explique os argumentos que o autor utiliza?

“O autor cita como ferramenta de motivação a contribuição efetiva do aluno para o estudo. Ou seja, o envolvimento dos educandos na construção ativa de sua aprendizagem. Em uma primeira constatação da realidade empírica, o educador desafia os educandos solicitando que manifestem seus interesses em aspectos que não foram ainda apontados e que gostariam de saber mais, conhecer mais profundamente. As perguntas que surgirão serão anotadas e esclarecidas em momento oportuno (instrumentalização). Quando o aluno percebe que suas preocupações cotidianas são do interesse do professor, se sente muito mais motivado na busca de dados para as soluções de suas dúvidas.”

LARA
22- Ao falar de dimensões do conteúdo a serem trabalhadas o que o autor cita interdisciplinaridade, por quê?

"Porque todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos, que pode ser de questionamento, de confirmação, de complementação, de negação..." [Melo, 1998, pg 38,39]
Assim sendo, quando o conteúdo é apresentado aos alunos, todos os questionamentos levantados, constroem a problematização trazendo o mesmo para o contexto do aluno. Ao mesmo tempo permite a irradiação do conteúdo para as diferentes disciplinas, pois os questionamentos vem de diferentes exclamações e possuem diversas raízes de raciocínio.

LAURA
23- Explique o terceiro passo do Método realizado nos atos dos docentes e discentes necessários para a construção do conhecimento científico.

“O terceiro passo da metodologia histórico-crítica é o centro do processo pedagógico, momento em que ocorre a aprendizagem do conhecimento científico.
A construção do conhecimento científico ocorre na “zona de desenvolvimento imediato” quando a criança reconstrói suas estruturas mentais já formadas anteriormente. Esse processo deve ser mediado pelo professor, por isso, este precisa dominar o conteúdo teórico, para estabelecer corretamente a ponte entre teoria e prática.
Os conceitos científicos estão interligados dentro de uma estrutura. E cabe ao professor desvenda-la com seus alunos para uma real compreensão do conceito. Ou seja, o professor deve relacionar as várias partes que se relacionam ao conteúdo, e sua relação com o contexto (histórico, político, social, cultural...). Seguindo os seguintes passos: classificação, dedução, comparação, passagem da generalização à outra, relações sistematizadas com o conhecimento mais amplo. Dessa forma, a criança incorporará os conceitos científicos às noções que tinha sobre o dado tema, transformando-as e constituindo uma nova síntese mais elaborada sobre o conteúdo.”


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário