PLANO DE AULA
Baseado no plano de aula de “Pedagogos Aventureiros”, mantido somente o objetivo.
EIXOS TEMÁTICOS
Expressão Oral e Escrita na Educação
Infantil e Natureza e Sociedade
FAIXA ETÁRIA
3 ou 4 anos
JUSTIFICATIVA
Existem tantos animais em nosso planeta
e precisamos deles para o equilíbrio da vida. As crianças precisam ter a
consciência disso e saber identificá-los e diferenciá-los. As crianças se
expressam, na maioria das vezes, por meio de gestos. E é a partir deles que
elas desenvolvem a fala e a escrita, como forma de expressão. Por isso, essa
atividade vai se basear em expressão corporal (mímicas, gestos de faz de conta,
expressões faciais) para trabalhar com o conteúdo “animais”.
OBJETIVO
Identificar características de
movimento e sons dos animais;
Representar os animais por meio de
gestos;
Nomear oralmente o animal apresentado;
Aumentar o repertório de animais
conhecidos;
Trabalhar em grupo.
RECURSOS
Televisão e aparelho DVD
DVD da galinha pintadinha
Revistas
Tesoura, cola e cartolina
DESENVOLVIMENTO
Começar a aula passando o vídeo da música
Cão Amigo (http://www.youtube.com/watch?v=mYAUWhi3Nd4).
Depois de assistir, perguntar quem tem
animal de estimação, perguntar que
tipo de animal, se é grande, pequeno... Além do animal de estimação, que
tipo de animais eles conhecem? Selvagens, marinhos, insetos... Neste momento,
deixe-os falar livremente, e fazer os gestos e sons que os animais fazem. A
discussão será, para o professor, como uma avaliação para saber de onde partir
com o conteúdo, o que os alunos já sabem e o que eles tem mais interesse.
Depois disso, os alunos
confeccionarão cartazes com figuras de animais. As crianças são pequenas, por
isso, encontrarão as figuras e darão à professora para recortar. Figuras
recortadas e coladas formarão o cartaz. A professora convidará os alunos a
observar o cartaz e questionará se alguém não conhece algum animal que foi ali
exposto, explicará então sobre tal animal.
Para finalizar, em roda farão a
brincadeira de mímica. Terão de imitar um animal para que os outros adivinhem
qual é, sem sons neste momento.
AVALIAÇÃO
A avaliação vai ser feita no decorrer
na atividade, de forma contínua e integral, observando principalmente a participação
e interesse dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário