sábado, 25 de maio de 2013

REPOSIÇÃO de aula: Fernanda Caló - 06/05

 

PLANO DE AULA


Baseado no plano de aula de “Pedagogos Aventureiros”, mantido somente o objetivo.

EIXOS TEMÁTICOS 
Expressão Oral e Escrita na Educação Infantil e Natureza e Sociedade

FAIXA ETÁRIA
3 ou 4 anos

JUSTIFICATIVA
Existem tantos animais em nosso planeta e precisamos deles para o equilíbrio da vida. As crianças precisam ter a consciência disso e saber identificá-los e diferenciá-los. As crianças se expressam, na maioria das vezes, por meio de gestos. E é a partir deles que elas desenvolvem a fala e a escrita, como forma de expressão. Por isso, essa atividade vai se basear em expressão corporal (mímicas, gestos de faz de conta, expressões faciais) para trabalhar com o conteúdo “animais”.

OBJETIVO
Identificar características de movimento e sons dos animais;
Representar os animais por meio de gestos;
Nomear oralmente o animal apresentado;
Aumentar o repertório de animais conhecidos;
Trabalhar em grupo.

RECURSOS
Televisão e aparelho DVD
DVD da galinha pintadinha
Revistas
Tesoura, cola e cartolina

DESENVOLVIMENTO
Começar a aula passando o vídeo da música Cão Amigo (http://www.youtube.com/watch?v=mYAUWhi3Nd4). Depois de assistir, perguntar quem tem animal de estimação, perguntar que tipo de animal, se é grande, pequeno... Além do animal de estimação, que tipo de animais eles conhecem? Selvagens, marinhos, insetos... Neste momento, deixe-os falar livremente, e fazer os gestos e sons que os animais fazem. A discussão será, para o professor, como uma avaliação para saber de onde partir com o conteúdo, o que os alunos já sabem e o que eles tem mais interesse.
Depois disso, os alunos confeccionarão cartazes com figuras de animais. As crianças são pequenas, por isso, encontrarão as figuras e darão à professora para recortar. Figuras recortadas e coladas formarão o cartaz. A professora convidará os alunos a observar o cartaz e questionará se alguém não conhece algum animal que foi ali exposto, explicará então sobre tal animal.
Para finalizar, em roda farão a brincadeira de mímica. Terão de imitar um animal para que os outros adivinhem qual é, sem sons neste momento.

AVALIAÇÃO
A avaliação vai ser feita no decorrer na atividade, de forma contínua e integral, observando principalmente a participação e interesse dos alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário