sábado, 25 de outubro de 2014

PROJETO DE INTERVENÇÃO - Educação Infantil

“Deliciosos legumes”

LAURA MEIRA GARCIA





Justificativa
Durante as observações realizadas no grupo de crianças do Jardim I de uma escola de Educação Infantil foi identificado que há resistência das crianças em comer os legumes oferecidos na merenda.
Sabendo-se da grande importância da ingestão de todo tipo de alimentos para o bom funcionamento do corpo e da aprendizagem, e principalmente dos legumes, por ser uma rica fonte de vitaminas e sais minerais fundamentais para o bom funcionamento do corpo, elegeu-se o tema “Deliciosos legumes” para realização do projeto de intervenção com as crianças.
O que ocasiona esse problema não é possível identificar com precisão, mas é possível apontar a seguinte causa: por não ter costume de comer legumes em casa, e devido a seu sabor peculiar, as crianças causam um “preconceito” com esses alimentos, e acabam negando-os.
A ludicidade é uma ótima forma de se trabalhar na Educação Infantil, pois oferece a possibilidade de trabalhar temáticas de forma prazerosa e indireta, na linguagem da própria criança. Por isso, optou-se em realizar esse projeto de forma lúdica com o intuito de melhorar essa negação das crianças diante de certos tipos de comida, de forma a melhorar a relação que elas tem com esse tipo de alimento.

Objetivo geral
- Mudar o hábito alimentar das crianças, de forma que comam os legumes.

Objetivos específicos
- Ouvir a história “A beterraba”
- Desenhar os legumes.
- Aprender o nome dos legumes.
- Modelar os legumes na massinha ou argila.
- Jogar o jogo da memória “os legumes”.
- Preparar uma salada de legumes.

Ação concreta e conteúdo de ação
O professor tem em suas mãos uma poderosa ferramenta, que é a criatividade, que quando unida a didática e a claros objetivos de intervenção tornam-se um poderoso instrumento de transformação das atitudes das crianças. A partir disso, definiram-se atividades a ser realizadas com as crianças com o intuito de “quebrar” essa resistência da ingestão dos legumes.
Vale ressaltar que é intenção desse plano trabalhar essa problemática da “resistência a comer legumes” de forma lúdica e a partir da linguagem das crianças, de forma a despertar nelas uma relação afetiva em relação a esses alimentos os quais tanto desprezam. Dessa forma, serão propostas contação de história, desenhos, atividades com massinha, atividades culinárias e jogos, com a intenção de despertar essa nova relação com esse grupo de alimentos.
O conteúdo a ser trabalhado: os legumes.

Procedimentos
1º Encontro
Nesse primeiro encontro, a professora deve contar a história “A beterraba” (ANEXO 1) que é indicada para essa faixa etária e tem caráter lúdico, portanto é um bom início de trabalho com o tema. Ao final a professora deve perguntar aos alunos sobre o que entenderam da história, quem eram os personagens e sobre a beterraba fazer várias perguntas, pois é ela o nosso foco.
Num segundo momento, a professora deve pegar cartazes com imagens de legumes e iniciar a conversa a partir do desenho da beterraba. Perguntas sugeridas: qual a cor dela? Qual o gosto? Qual o tamanho? Se eles gostam daquele legume? E então apresentar outros quatro legumes, de preferência, de um em um, e fazendo essas mesmas perguntas, e aproveitando também para comparar os legumes entre si.
A última atividade do dia será o desenho livre em folhas brancas grandes e com giz de cera.

2º Encontro
Contar novamente a história “A beterraba” ao início da manhã.
Às 10 horas, fazer a atividade dentro de sala de aula: colar primeiramente os cartazes nas paredes, de forma que quando as crianças entrarem no ambiente, as figuras estejam coladas na altura delas, para que possam ver de perto e tocá-las. Colar as cinco figuras vistas anteriormente, mais as outras seis que já estão previamente preparadas. A intenção é gerar surpresa e interesse pelos novos desenhos. Em seguida recordar os nomes dos legumes discutidos na aula anterior, e conversar sobre os novos, seguindo a mesma proposta do primeiro encontro.
Em seguida, será apresentado o jogo da memória dos legumes, que possuem as mesmas figuras, porém reduzidas. O jogo deve ser realizado em grupos de cinco crianças, para que a mediadora possa intervir, e para que todas tenham oportunidade de jogar.

3º Encontro
Iniciar com a história “A beterraba”.
Levar os legumes “in natura” para que elas possam olhar, pegar, apertar e cheirar e tatear muito bem todos eles.
Em seguida levar massinha de modelar para que eles modelem os legumes com elas.

4º Encontro
Fazer uma salada de legumes com as crianças.
A professora deve levar os legumes disponíveis como tomate, pepino, cenoura etc. e utensílios de cozinha para o preparo.
Primeiramente ela deve explicar as crianças quais para que serve cada utensílio e demonstrar como é que se usa.
Em seguida, dependendo de quais legumes ela tem disponível para fazer a salada, ela deve prepará-la com a ajuda das crianças. Como isso ocorrerá, com total participação das crianças, ou de forma que elas só assistam ao preparo, vai depender do grupo de alunos e de suas habilidades. Está portanto a critério da professora o estabelecimento do processo para desenvolvimento dessa atividade, uma vez que possui um certo nível de complexidade.

Recursos materiais e financeiros
1º Encontro
- folhas grandes brancas para desenho
- giz de cera

2º Encontro
- 11 cartazes em que estejam desenhados os legumes
- jogo da memória feito com as figuras dos cartazes


3º Encontro
- trazer os 11 legumes in natura
- massinha de modelar

4º Encontro
            - legumes para salada
            - utensílios de cozinha

Recursos humanos
A atividade será aplicada com as 27 crianças da turma do Jardim I.
A atividade será realizada pela estagiária, com apoio da Professora da turma e suporte técnico, quando necessário, da equipe escolar.

Cronograma
07, 09 e 11/05 – Observação para diagnóstico.
19/05 – Planejamento das atividades e preparação dos materiais.
20/05 – Preparação dos materiais.
22/05 – Contação da história e desenho dos legumes. Avaliação.
27/05 – Trabalhar os nomes dos legumes a partir dos legumes in natura, e modelá-los na massinha ou na argila. Avaliação.
28/05 – Aprender o nome dos legumes a partir dos desenhos e jogar o jogo da memória. Avaliação.
29/05 – Preparar com os legumes uma torta de legumes. Avaliação.
30/05 – Documentação das ações previstas.

Meta

A meta desse trabalho é a mudança de hábito alimentar das crianças. E espera-se que as crianças comecem a comer legumes.  Sendo assim, a avaliação ocorrerá todos os dias em que houver a intervenção, de forma a observar se houve melhor aceitação pelos legumes durante o período de almoço, e também a aceitação pela torta de legumes que eles mesmos irão preparar. 

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