segunda-feira, 3 de junho de 2013

SÍNTESE - FAZENDA, Ivani C. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa.

        O texto da revista sintetiza as ideias centrais do livro "Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa" de Ivani Fazenda, relatando capítulo por capítulo quais as considerações da autora.
           "A interdisciplinaridade requer um árduo esforço no sentido de um redimensionamento epistemológico das disciplinas científicas para a reaproximação de seus objetos que, na verdade, são indissociáveis." 
        Assim começa o texto que apresenta a prática pedagógica que tradicionalmente foi organizada de forma fragmentada. Busca explicitar as fases e contradições desse movimento dicotômico e como elas estão sendo trabalhadas.
         Destacamos alguns pontos chave tratados no texto:
         - É impossível a construção de uma única, absoluta e geral teoria da interdisciplinaridade.
         - O texto em si sugere uma reflexão sobre as práticas rígidas que são efetuadas disciplinarmente.
         - Necessidade de uma ação conjunta, integrada e interdisciplinar para a melhoria da qualidade do trabalho educativo na escola.
         - O texto critica as tendências de algumas pesquisas em olhar apenas sob um ponto de vista as salas de aula. Impossibilitando uma visão em múltiplas perspectivas da realidade.
         Dessa forma a autora conclui: "As reflexões desenvolvidas pela autora no decurso deste livro possibilitam aos estudantes de todos os cursos de licenciatura e profissionais da educação em geral repensarem a atual organização do trabalho escolar, pois a ação interdisciplinar pauta-se numa concepção pedagógica que transgride e provoca mudanças nas relações de trabalho na escola, assim como possibilita a construção de novos olhares sobre o mundo e as coisas."


FAZENDA, Ivani C. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 2 ed. Campinas: Papirus, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário