O texto da revista sintetiza as ideias centrais do livro "Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa" de Ivani Fazenda, relatando capítulo por capítulo quais as considerações da autora.
"A interdisciplinaridade requer um árduo esforço no sentido de um redimensionamento epistemológico das disciplinas científicas para a reaproximação de seus objetos que, na verdade, são indissociáveis."
Assim começa o texto que apresenta a prática pedagógica que tradicionalmente foi organizada de forma fragmentada. Busca explicitar as fases e contradições desse movimento dicotômico e como elas estão sendo trabalhadas.
Destacamos alguns pontos chave tratados no texto:
- É impossível a construção de uma única, absoluta e geral teoria da interdisciplinaridade.
- O texto em si sugere uma reflexão sobre as práticas rígidas que são efetuadas disciplinarmente.
- Necessidade de uma ação conjunta, integrada e interdisciplinar para a melhoria da qualidade do trabalho educativo na escola.
- O texto critica as tendências de algumas pesquisas em olhar apenas sob um ponto de vista as salas de aula. Impossibilitando uma visão em múltiplas perspectivas da realidade.
Dessa forma a autora conclui: "As reflexões desenvolvidas pela autora no decurso deste livro possibilitam aos estudantes de todos os cursos de licenciatura e profissionais da educação em geral repensarem a atual organização do trabalho escolar, pois a ação interdisciplinar pauta-se numa concepção pedagógica que transgride e provoca mudanças nas relações de trabalho na escola, assim como possibilita a construção de novos olhares sobre o mundo e as coisas."
FAZENDA, Ivani C. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 2 ed. Campinas: Papirus, 1995.
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