O que texto tem a ver com a
realidade que vivemos em sala de aula?
A
conclusão aqui apresentada relacionará as ideias do texto com a vivência na
disciplina “Prática de Ensino: A didática na Práxis Pedagógica”.
Dentre
todas as formas de relação teoria-prática apresentadas no texto, a que buscamos
trabalhar nessa disciplina é a de unidade.
Isso implica no desenvolvimento das seguintes habilidades no aluno: visão crítica da educação e do seu papel na sociedade,
comprometimento com o trabalho educativo para sua autoeducação, através do trabalho em
unidade da teoria e da prática.
A
formação da visão
crítica, que norteará nossa
futura prática, ocorre através da análise sobre a prática de ensino.
Acreditamos que as outras disciplinas estejam trabalhando profundamente para a
construção da criticidade nos outros âmbitos – social, histórico, cultural.
O
ponto central apresentado pela autora é a autoeducação. É através do comprometimento com sua
autoeducação que o educador vai se formando. E isso é promovido na aprendizagem
cooperativa, pois essa exige constante auto avaliação por parte dos
integrantes. E também é favorecido pelo trabalho em grupo, uma vez que a equipe
acentua a necessidade do comprometimento individual na aprendizagem.
Em
relação à unidade
teoria e prática gostaríamos de
ressaltar que, o progresso do pensamento humano se dá a partir das necessidades
práticas que este encontra em seu caminho. “... a prática é a fonte da teoria
da qual se nutre como objeto de conhecimento, interpretação e transformação.” (Candau,
p. 63). Portanto, a prática deve ser o ponto de partida e o ponto de chegada
dessa relação, e a teoria tem o poder de orientá-la para que possa transformar
a realidade existente. Gostaríamos de exemplificar com a realização dessa
atividade: Partimos da prática (o método de aprendizagem cooperativa), e em
seguida deveríamos realizar a leitura desse texto, de cunho teórico, para então
relacioná-lo com a vivência em sala de aula. Finalizando com o retorno à
prática, isso nos auxiliará em um melhor direcionamento no realizar das
atividades. Além de que, possuiremos uma visão mais crítica desse conteúdo,
podendo contribuir para que a nova proposta seja cumprida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário