segunda-feira, 1 de abril de 2013

CONCLUSÃO - Texto CANDAU


O que texto tem a ver com a realidade que vivemos em sala de aula?

A conclusão aqui apresentada relacionará as ideias do texto com a vivência na disciplina “Prática de Ensino: A didática na Práxis Pedagógica”.
Dentre todas as formas de relação teoria-prática apresentadas no texto, a que buscamos trabalhar nessa disciplina é a de unidade. Isso implica no desenvolvimento das seguintes habilidades no aluno: visão crítica da educação e do seu papel na sociedade, comprometimento com o trabalho educativo para sua autoeducação, através do trabalho em unidade da teoria e da prática.
A formação da visão crítica, que norteará nossa futura prática, ocorre através da análise sobre a prática de ensino. Acreditamos que as outras disciplinas estejam trabalhando profundamente para a construção da criticidade nos outros âmbitos – social, histórico, cultural.
O ponto central apresentado pela autora é a autoeducação. É através do comprometimento com sua autoeducação que o educador vai se formando. E isso é promovido na aprendizagem cooperativa, pois essa exige constante auto avaliação por parte dos integrantes. E também é favorecido pelo trabalho em grupo, uma vez que a equipe acentua a necessidade do comprometimento individual na aprendizagem.
Em relação à unidade teoria e prática gostaríamos de ressaltar que, o progresso do pensamento humano se dá a partir das necessidades práticas que este encontra em seu caminho. “... a prática é a fonte da teoria da qual se nutre como objeto de conhecimento, interpretação e transformação.” (Candau, p. 63). Portanto, a prática deve ser o ponto de partida e o ponto de chegada dessa relação, e a teoria tem o poder de orientá-la para que possa transformar a realidade existente. Gostaríamos de exemplificar com a realização dessa atividade: Partimos da prática (o método de aprendizagem cooperativa), e em seguida deveríamos realizar a leitura desse texto, de cunho teórico, para então relacioná-lo com a vivência em sala de aula. Finalizando com o retorno à prática, isso nos auxiliará em um melhor direcionamento no realizar das atividades. Além de que, possuiremos uma visão mais crítica desse conteúdo, podendo contribuir para que a nova proposta seja cumprida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário