segunda-feira, 29 de abril de 2013

SÍNTESE - "O Bom Professor"







          Apresentamos para toda a classe, no dia 22 de abril, nossa reflexão sobre o livro “O bom professor” de Maria Isabel da Cunha. O livro trata sobre as qualidades determinantes no desempenho do bom professor, e buscamos mostrar a classe, a relação entre o que a autora diz e a opinião do nosso grupo sobre o assunto.
         Para exemplificar a conduta do bom professor, mostramos o vídeo do programa educativo “O mundo de Beckman”, episódio 16 - Termodinâmica (http://www.youtube.com/watch?v=pfHt5-pU8og).
         Assim como Cunha traz em seu livro, no vídeo, o professor Beckman ama o que está ensinando, age com bom humor e está engajado naquilo que está explicando.  Ele domina o conteúdo e mostra a importância dele para a vida.
         Os alunos pesquisados por Cunha defendiam o uso de uma linguagem simples e objetiva para a explicação, e pudemos observar que Beckman assim o faz.
         O apresentador iniciou sua explicação a partir da pergunta de um telespectador adentrando assim no universo dos alunos. Ele relaciona o conhecimento com a vida prática - traz exemplos muito bons e criativos para explicar os conceitos da física, apoia-se em vídeos, imagens e experiências práticas deixando a explicação mais concreta. Qualidade também explicitada por Cunha - os professores que acham importante a atuação prática em sua área, para trazerem exemplos mais contextualizados aos alunos.
        Outra característica muito importante de Beckman é a linha de raciocínio lógica e clara no desenrolar da explicação, possibilitando aos alunos que o acompanhem e o compreendam facilmente.
        Outras características que achamos de suma importância, que dizem respeito ao aluno, mas não apareceram no vídeo são:
        A relação professor-aluno deve ser humana e de respeito mútuo. O professor precisa gostar dos alunos e conhecer bem cada um – o que também é revelado por Cunha -, suas limitações e suas necessidades, incentivando-os para a aprendizagem. O professor não pode se esquecer de que ele é o guia dos alunos e seu principal objetivo é trazer conhecimento para eles, Cunha traz isso quando revela que os alunos acham que os bons professores não são os “bonzinhos”,mas sim aqueles que exigem esforços dos alunos para aprenderem.
         Para realizar a apresentação, escolhemos a tendência pedagógica tradicional baseando-nos no texto “Bases teóricas da educação” de Adriana Josefa Ferreira Chaves. A escolha desta foi uma crítica à mesma, pois é o modelo de ensino do qual discordamos, e gostaríamos que contrastasse com as ideias de bom professor que estávamos apresentando.

                                                    Termodinâmica - O mundo de Beakman
                                          http://www.youtube.com/watch?v=pfHt5-pU8og

Nenhum comentário:

Postar um comentário